|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
27/02/1998 |
Data da última atualização: |
27/02/1998 |
Autoria: |
CARVALHO, C. W. P. de. |
Título: |
Uso de farelo de arroz na produção de biscoito tipo amanteigado. |
Ano de publicação: |
1995 |
Fonte/Imprenta: |
1995. |
Páginas: |
114 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Tese (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. |
Conteúdo: |
O presente trabalho teve por finalidade a estabilização de farelo de arroz, por meio de aquecimento e posterior utilização na produção de biscoitos. Dois tipos de farelo foram obtidos: aquecidos em autoclave e aquecido em estufa, sendo que uma parcela do farelo não recebeu o tratamento térmico, sendo denominado farelo de arroz controle. Foi acompanhada a vida-de-prateleira dos tipos de farelo, durante 24 semanas quanto a acidez, peroxido e n-hexanal. O FAA teve a mesma elevaçao de acidez ao longo do tempo que o FAC. Já o FAE praticamente não variou ao longo do tempo. A determinação do índice de peróxido não serviu para caracterizar a degradação do farelo, por ser muito instável. Quanto a análise de n-hexanal, não houve diferenças entre os tratamentos. |
Palavras-Chave: |
Biscoito amanteigado; Fabricação; Farelo de arroz; Vida-de-prateleira. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01345nam a2200181 a 4500 001 1412310 005 1998-02-27 008 1995 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aCARVALHO, C. W. P. de 245 $aUso de farelo de arroz na produção de biscoito tipo amanteigado. 260 $a1995.$c1995 300 $a114 f. 500 $aTese (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG. 520 $aO presente trabalho teve por finalidade a estabilização de farelo de arroz, por meio de aquecimento e posterior utilização na produção de biscoitos. Dois tipos de farelo foram obtidos: aquecidos em autoclave e aquecido em estufa, sendo que uma parcela do farelo não recebeu o tratamento térmico, sendo denominado farelo de arroz controle. Foi acompanhada a vida-de-prateleira dos tipos de farelo, durante 24 semanas quanto a acidez, peroxido e n-hexanal. O FAA teve a mesma elevaçao de acidez ao longo do tempo que o FAC. Já o FAE praticamente não variou ao longo do tempo. A determinação do índice de peróxido não serviu para caracterizar a degradação do farelo, por ser muito instável. Quanto a análise de n-hexanal, não houve diferenças entre os tratamentos. 653 $aBiscoito amanteigado 653 $aFabricação 653 $aFarelo de arroz 653 $aVida-de-prateleira
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
16/07/2024 |
Data da última atualização: |
16/07/2024 |
Autoria: |
COSTA, A. A. da S. X.; BARROS, V. A. M. de; NORONHA, R. L. F. de; LIMA FILHO, T.; MINIM, V. P. R. |
Afiliação: |
ANA ALICE DA SILVA XAVIER COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; VANESSA APARECIDA MOREIRA DE BARROS, PESQUISADORA AUTÔNOMA; REGINA LÚCIA FIRMENTO DE NORONHA, RN CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE SENSORIAL; TARCÍSIO LIMA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. |
Título: |
Como você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 41, e27350, 2024. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27350 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: How do you feel when drinking coffee? A study on perceptions, emotions and language. |
Conteúdo: |
RESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The content of the interviews was evaluated using lexical analysis techniques with the aid of the IRaMuTeQ software. The results showed that coffee has a very positive image in the minds of Brazilians, which influences the acceptance and emotions generated by that drink. Coffee was especially associated with affective memory, energy, and comfort. The price and reliability of the brand were some of the main criteria mentioned for the purchase decision. Based on this research, it can be concluded that the interview technique, combined with lexical analysis, was effective in capturing the real language of consumers in expressing their relationship with coffee. Therefore, these techniques have the potential to be used in the development of a specific vocabulary for the characterization of emotions associated with this product. MenosRESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The con... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise lexical; Análise sensorial; Entrevista; Pesquisa qualitativa. |
Thesagro: |
Café; Consumidor; Pesquisa. |
Thesaurus NAL: |
Interviews. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1165818/1/Como-voce-sente-tomar-2024.pdf
|
Marc: |
LEADER 03338naa a2200289 a 4500 001 2165818 005 2024-07-16 008 2024 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttp://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27350$2DOI 100 1 $aCOSTA, A. A. da S. X. 245 $aComo você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem.$h[electronic resource] 260 $c2024 500 $aTítulo em inglês: How do you feel when drinking coffee? A study on perceptions, emotions and language. 520 $aRESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The content of the interviews was evaluated using lexical analysis techniques with the aid of the IRaMuTeQ software. The results showed that coffee has a very positive image in the minds of Brazilians, which influences the acceptance and emotions generated by that drink. Coffee was especially associated with affective memory, energy, and comfort. The price and reliability of the brand were some of the main criteria mentioned for the purchase decision. Based on this research, it can be concluded that the interview technique, combined with lexical analysis, was effective in capturing the real language of consumers in expressing their relationship with coffee. Therefore, these techniques have the potential to be used in the development of a specific vocabulary for the characterization of emotions associated with this product. 650 $aInterviews 650 $aCafé 650 $aConsumidor 650 $aPesquisa 653 $aAnálise lexical 653 $aAnálise sensorial 653 $aEntrevista 653 $aPesquisa qualitativa 700 1 $aBARROS, V. A. M. de 700 1 $aNORONHA, R. L. F. de 700 1 $aLIMA FILHO, T. 700 1 $aMINIM, V. P. R. 773 $tCadernos de Ciência & Tecnologia$gv. 41, e27350, 2024.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|