03338naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001902400640006010000260012424501210015026000090027150001090028052023740038965000150276365000100277865000150278865000130280365300210281665300230283765300150286065300250287570000240290070000250292470000190294970000200296877300600298821658182024-07-16 2024 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttp://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.273502DOI1 aCOSTA, A. A. da S. X. aComo você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem.h[electronic resource] c2024 aTítulo em inglês: How do you feel when drinking coffee? A study on perceptions, emotions and language. aRESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The content of the interviews was evaluated using lexical analysis techniques with the aid of the IRaMuTeQ software. The results showed that coffee has a very positive image in the minds of Brazilians, which influences the acceptance and emotions generated by that drink. Coffee was especially associated with affective memory, energy, and comfort. The price and reliability of the brand were some of the main criteria mentioned for the purchase decision. Based on this research, it can be concluded that the interview technique, combined with lexical analysis, was effective in capturing the real language of consumers in expressing their relationship with coffee. Therefore, these techniques have the potential to be used in the development of a specific vocabulary for the characterization of emotions associated with this product. aInterviews aCafé aConsumidor aPesquisa aAnálise lexical aAnálise sensorial aEntrevista aPesquisa qualitativa1 aBARROS, V. A. M. de1 aNORONHA, R. L. F. de1 aLIMA FILHO, T.1 aMINIM, V. P. R. tCadernos de Ciência & Tecnologiagv. 41, e27350, 2024.