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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Gado de Corte.
Data corrente:  22/07/2005
Data da última atualização:  22/07/2005
Autoria:  ALMEIDA, R. F. C. de; OSÓRIO, A. L. R.; MADRUGA, C. R.; ARAÚJO, F. R. de; SOARES, C. O.; JORGE, K. dos S. G.
Título:  Brucelose bovina: epidemiologia e controle.
Ano de publicação:  2004
Fonte/Imprenta:  In: ALMEIDA, R. F. C. de; SOARES, C. O.; ARAÚJO, F. R. de (Ed.). Brucelose e tuberculose bovina: epidemiologia, controle e diagnóstico. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004.
Páginas:  p. 13-24.
Idioma:  Português
Notas:  CNPGC.
Conteúdo:  A brucelose bovina é uma enfermidade infectocontagiosa, causada pela bactéria Brucella-abortus, encontrada em diversas partes do mundo. É caracterizada por aborto no terço final da gestação e infertilidade. Constitui, ainda, uma importante zoonose, que ocorre especialmente em profissionais envolvidos com atividades pecuárias. A transmissão entre animais dá-se por ingestão de pasto e/ou água contaminados com secreções e restos de parto ou aborto de animais infectados. A vacinação é a forma mais eficiente de prevenção da brucelose e, no Brasil, a única vacina oficialmente disponivel utiliza a cepa atenuada B19 de B. abortus.
Palavras-Chave:  Biology; Control; Controle; Pathology; Patologia.
Thesagro:  Biologia; Bovino; Brucella; Brucelose; Doença Animal; Epidemiologia; Sanidade Animal; Vacinação.
Thesaurus Nal:  animal diseases; animal health; brucellosis; cattle; epidemiology; vaccination.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Gado de Corte (CNPGC)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPGC10911 - 1UPCPL - --636.20896957A447b
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Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  05/08/2008
Data da última atualização:  11/03/2010
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica
Autoria:  AMÂNCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R.
Afiliação:  Cristhiane Oiveira da Graça Amâncio, Embrapa Pantanal; Robson Amâncio, UFLA.
Título:  Educação popular e reflect-ação: contribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana.
Ano de publicação:  2007
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.
Páginas:  20 p.
Idioma:  Português
Notas:  Disponível também no CD2008.00008.
Conteúdo:  Este trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoder... Mostrar Tudo
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAP56422 - 1UPCSP - --SP1691416914
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