02376naa a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501870008626000090027330000100028250000410029252016320033370000170196577302360198218127172010-03-11 2007 bl --- 0-- u #d1 aAMÂNCIO, C. O. da G. aEducação popular e reflect-açãobcontribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. c2007 a20 p. aDisponível também no CD2008.00008. aEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada.1 aAMÂNCIO, R. tIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.