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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  19/11/2019
Data da última atualização:  09/10/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  FONSECA, J. M. S. de S.; BONFIM, W. M. D.; ANDRADE NETO, E. R. de; CORREA, L. C.; LIMA, M. A. C. de.
Afiliação:  JULIANA MARA SILVA DE SOUZA FONSECA; WILYANNE MONIQUE DANÔA BONFIM; EUGÊNIO RIBEIRO DE ANDRADE NETO; LUIZ CLAUDIO CORREA, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA.
Título:  Características físico-químicas e quantificação de compostos fenólicos em frutos de acessos de umbuzeiro.
Ano de publicação:  2019
Fonte/Imprenta:  In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 14., 2019, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019.
Páginas:  p. 143-148.
Série:  (Embrapa Semiárido. Documentos, 288).
ISSN:  1808-9992
Idioma:  Português
Conteúdo:  O objetivo do estudo foi caracterizar os frutos de acessos de umbuzeiro do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido quanto a variáveis físico-químicas e aos teores de compostos fenólicos. Os acessos estudados foram: BGU 15, BGU 16, BGU 17, BGU 18, BGU 19, BGU 20, BGU 21, BGU 22, BGU 23, BGU 24, BGU 25, BGU 26, BGU 27, BGU 28, BGU 29, BGU 30, BGU 39, BGU 40, BGU 41, BGU 42, BGU 52 e BGU 60. Para os dez primeiros foram quantificados os teores de compostos fenólicos na casca. Grupos de acessos puderam ser diferenciados pelas características físicas ou pelo teor de sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Entre os acessos, BGU 15, BGU 16 e BGU 21 distinguiram-se dos demais avaliados pelo teor de isoquercetina.
Palavras-Chave:  Acessos; Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido; Compostos fenólicos; Isoquercetina; Planta nativa; Recursos genéticos; Umbuzeiro.
Thesagro:  Caatinga; Melhoramento Genético Vegetal; Spondias Tuberosa; Umbu.
Thesaurus Nal:  Spondias.
Categoria do assunto:  G Melhoramento Genético
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/204987/1/Caracteristicas-fisico.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA58785 - 1UMTAA - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Agrobiologia.
Data corrente:  12/12/2022
Data da última atualização:  13/12/2022
Tipo da produção científica:  Capítulo em Livro Técnico-Científico
Autoria:  SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de.
Afiliação:  LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB.
Título:  Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
ISBN:  978-65-998904-0-6
Idioma:  Português
Conteúdo:  A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Docência; Hortas orgânicas.
Thesagro:  Agricultura Sustentável.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agrobiologia (CNPAB)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPAB42108 - 1UPCPL - DD
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