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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
19/11/2019 |
Data da última atualização: |
09/10/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
FONSECA, J. M. S. de S.; BONFIM, W. M. D.; ANDRADE NETO, E. R. de; CORREA, L. C.; LIMA, M. A. C. de. |
Afiliação: |
JULIANA MARA SILVA DE SOUZA FONSECA; WILYANNE MONIQUE DANÔA BONFIM; EUGÊNIO RIBEIRO DE ANDRADE NETO; LUIZ CLAUDIO CORREA, CPATSA; MARIA AUXILIADORA COELHO DE LIMA, CPATSA. |
Título: |
Características físico-químicas e quantificação de compostos fenólicos em frutos de acessos de umbuzeiro. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 14., 2019, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019. |
Páginas: |
p. 143-148. |
Série: |
(Embrapa Semiárido. Documentos, 288). |
ISSN: |
1808-9992 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo do estudo foi caracterizar os frutos de acessos de umbuzeiro do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido quanto a variáveis físico-químicas e aos teores de compostos fenólicos. Os acessos estudados foram: BGU 15, BGU 16, BGU 17, BGU 18, BGU 19, BGU 20, BGU 21, BGU 22, BGU 23, BGU 24, BGU 25, BGU 26, BGU 27, BGU 28, BGU 29, BGU 30, BGU 39, BGU 40, BGU 41, BGU 42, BGU 52 e BGU 60. Para os dez primeiros foram quantificados os teores de compostos fenólicos na casca. Grupos de acessos puderam ser diferenciados pelas características físicas ou pelo teor de sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Entre os acessos, BGU 15, BGU 16 e BGU 21 distinguiram-se dos demais avaliados pelo teor de isoquercetina. |
Palavras-Chave: |
Acessos; Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido; Compostos fenólicos; Isoquercetina; Planta nativa; Recursos genéticos; Umbuzeiro. |
Thesagro: |
Caatinga; Melhoramento Genético Vegetal; Spondias Tuberosa; Umbu. |
Thesaurus Nal: |
Spondias. |
Categoria do assunto: |
G Melhoramento Genético |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/204987/1/Caracteristicas-fisico.pdf
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Marc: |
LEADER 01860nam a2200337 a 4500 001 2114629 005 2023-10-09 008 2019 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1808-9992 100 1 $aFONSECA, J. M. S. de S. 245 $aCaracterísticas físico-químicas e quantificação de compostos fenólicos em frutos de acessos de umbuzeiro.$h[electronic resource] 260 $aIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 14., 2019, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido$c2019 300 $ap. 143-148. 490 $a(Embrapa Semiárido. Documentos, 288). 520 $aO objetivo do estudo foi caracterizar os frutos de acessos de umbuzeiro do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido quanto a variáveis físico-químicas e aos teores de compostos fenólicos. Os acessos estudados foram: BGU 15, BGU 16, BGU 17, BGU 18, BGU 19, BGU 20, BGU 21, BGU 22, BGU 23, BGU 24, BGU 25, BGU 26, BGU 27, BGU 28, BGU 29, BGU 30, BGU 39, BGU 40, BGU 41, BGU 42, BGU 52 e BGU 60. Para os dez primeiros foram quantificados os teores de compostos fenólicos na casca. Grupos de acessos puderam ser diferenciados pelas características físicas ou pelo teor de sólidos solúveis e acidez titulável dos frutos. Entre os acessos, BGU 15, BGU 16 e BGU 21 distinguiram-se dos demais avaliados pelo teor de isoquercetina. 650 $aSpondias 650 $aCaatinga 650 $aMelhoramento Genético Vegetal 650 $aSpondias Tuberosa 650 $aUmbu 653 $aAcessos 653 $aBanco Ativo de Germoplasma da Embrapa Semiárido 653 $aCompostos fenólicos 653 $aIsoquercetina 653 $aPlanta nativa 653 $aRecursos genéticos 653 $aUmbuzeiro 700 1 $aBONFIM, W. M. D. 700 1 $aANDRADE NETO, E. R. de 700 1 $aCORREA, L. C. 700 1 $aLIMA, M. A. C. de
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Biblioteca |
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URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
12/12/2022 |
Data da última atualização: |
13/12/2022 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SANTOS, L. A. dos; AQUINO, A. M. de; GAROFOLO, A. C. S.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
LUIZA APARECIDA DOS SANTOS, UFRRJ; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; ANA CRISTINA SIEWERT GAROFOLO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. |
ISBN: |
978-65-998904-0-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. MenosA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conc... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Docência; Hortas orgânicas. |
Thesagro: |
Agricultura Sustentável. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1149526/1/Percepcao-de-professores-e-alunos-frente-a-agricultura-organica.pdf
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Marc: |
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Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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