02568naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000220008224501780010426000090028252017320029165000290202365300140205265300220206670000210208870000230210970000200213277302100215221495262022-12-13 2022 bl uuuu u00u1 u #d a978-65-998904-0-61 aSANTOS, L. A. dos aPercepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na escola estadual municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica.h[electronic resource] c2022 aA agricultura orgânica consiste em um conjunto de processos de produção agrícola que considera a fertilidade como função direta da matéria orgânica do solo, resgatando não só as antigas práticas agrícolas, mas também procurando adaptá-las às novas tecnologias em busca da garantia de uma produção econômica e ambientalmente sustentável. No município de Seropédica, o projeto ?Semeando Educação? busca, através da implantação de hortas orgânicas nas escolas do município, ampliar a conscientização dos alunos acerca de uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar, em contexto escolar beneciado pelo projeto em questão, a dinâmica da percepção de professores e alunos em relação à agricultura orgânica, bem como o potencial das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para articular as temáticas ambiental e alimentar. Para isso, realizou-se um estudo de caso junto a Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos. Sendo assim, em março de 2013, a proposta da presente pesquisa foi apresentada a nove professoras e 19 alunos do 4° e 5° anos do ensino fundamental I, com idade na faixa de 9 a 13 anos, e aplicado questionário semiestruturado para caracterizar a opinião deles a respeito da horta escolar e seus conhecimentos acerca da agricultura orgânica, bem como sobre hábitos alimentares. Verica-se que a horta contribuiu para uma mudança positiva na consciência ambiental e nos hábitos alimentares dos alunos. Conclui-se que a horta escolar pode estar inserida em programas de alimentação e saúde desenvolvidos pelas escolas como uma ferramenta didática que relaciona teoria e prática. aAgricultura Sustentável aDocência aHortas orgânicas1 aAQUINO, A. M. de1 aGAROFOLO, A. C. S.1 aASSIS, R. L. de tIn: ARAUJO, F. de CA. D.; DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.