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Registros recuperados : 3 | |
1. | | COSTA, A. A. da S. X.; BARROS, V. A. M. de; NORONHA, R. L. F. de; LIMA FILHO, T.; MINIM, V. P. R. Como você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 41, e27350, 2024. Título em inglês: How do you feel when drinking coffee? A study on perceptions, emotions and language. Biblioteca(s): Embrapa Unidades Centrais. |
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3. | | NORONHA, R. L.; SOARES, M. D. R.; OLIVEIRA, I. N. de; FARHATE, C. V. V.; SOUZA, Z. M. de; OLIVEIRA, S. R. de M. Soil carbon stock predictive models on archaeological black lands - natural and transformed. In: WORLD CONGRESS OF SOIL SCIENCE, 21., 2018, Rio de Janeiro. Soil science: beyond food and fuel: abstracts. Viçosa, MG: SBCS, 2018. Não paginado. WCSS 2018. Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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Registros recuperados : 3 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
16/07/2024 |
Data da última atualização: |
16/07/2024 |
Autoria: |
COSTA, A. A. da S. X.; BARROS, V. A. M. de; NORONHA, R. L. F. de; LIMA FILHO, T.; MINIM, V. P. R. |
Afiliação: |
ANA ALICE DA SILVA XAVIER COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; VANESSA APARECIDA MOREIRA DE BARROS, PESQUISADORA AUTÔNOMA; REGINA LÚCIA FIRMENTO DE NORONHA, RN CONSULTORIA E CAPACITAÇÃO EM ANÁLISE SENSORIAL; TARCÍSIO LIMA FILHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; VALÉRIA PAULA RODRIGUES MINIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. |
Título: |
Como você se sente ao tomar este café? Um estudo sobre percepções, emoções e linguagem. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 41, e27350, 2024. |
DOI: |
http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2024.v41.27350 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: How do you feel when drinking coffee? A study on perceptions, emotions and language. |
Conteúdo: |
RESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The content of the interviews was evaluated using lexical analysis techniques with the aid of the IRaMuTeQ software. The results showed that coffee has a very positive image in the minds of Brazilians, which influences the acceptance and emotions generated by that drink. Coffee was especially associated with affective memory, energy, and comfort. The price and reliability of the brand were some of the main criteria mentioned for the purchase decision. Based on this research, it can be concluded that the interview technique, combined with lexical analysis, was effective in capturing the real language of consumers in expressing their relationship with coffee. Therefore, these techniques have the potential to be used in the development of a specific vocabulary for the characterization of emotions associated with this product. MenosRESUMO - Dada a grande importância do café para o Brasil, esta pesquisa teve como objetivo estudar a relação afetiva e emocional dos brasileiros com essa bebida e identificar como eles expressam essas emoções. Para isso, consumidores avaliaram sensorialmente amostras de café e foram entrevistados enquanto realizavam essa avaliação. O conteúdo das entrevistas foi avaliado por meio de técnicas de análise lexical com auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontaram que o café tem uma imagem muito positiva na mente do brasileiro, o que tem influência na aceitação e nas emoções geradas pela bebida. Ele foi especialmente associado a memória afetiva, energia e sensação de conforto. O preço e a confiabilidade da marca foram alguns dos principais critérios citados para a decisão de compra. Com base nessa pesquisa, pode-se concluir que a técnica de entrevista, aliada à análise léxica, foi eficaz na captação da linguagem real dos consumidores, na expressão de sua relação com o café. Portanto, essas técnicas têm potencial para serem utilizadas no desenvolvimento de um vocabulário específico para a caracterização de emoções associadas a esse produto. ABSTRACT - Given the great importance of coffee for Brazil, this research aimed to study the affective and emotional relationship of Brazilians with coffee and identify how they express these emotions. For this purpose, coffee consumers sensorially evaluated coffee samples and were interviewed while carrying out this evaluation. The con... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Análise lexical; Análise sensorial; Entrevista; Pesquisa qualitativa. |
Thesagro: |
Café; Consumidor; Pesquisa. |
Thesaurus NAL: |
Interviews. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1165818/1/Como-voce-sente-tomar-2024.pdf
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Marc: |
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