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1. |  | SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
31/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. |
Afiliação: |
ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS, UNIVASF; RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JÚNIOR, UFRPE; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF; BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; KEDMA MAGALHÃES LIMA, UNIVASF. |
Título: |
Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente. |
Palavras-Chave: |
Educação do Campo; Práticas educativas. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental. |
Thesaurus NAL: |
Rural development; Sustainable development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1146946/1/Praticas-educativas-de-educacao-ambiental-na-comunidade-de-Sanharo.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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