02244naa a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000240006024501890008426000090027352013320028265000220161465000280163665000260166465000330169065000250172365300240174865300250177270000280179770000210182570000330184670000170187970000160189677300660191221469462023-01-31 2022 bl uuuu u00u1 u #d1 aSANTOS, A. de S. P. aPráticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahiabengajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.h[electronic resource] c2022 aO objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente. aRural development aSustainable development aDesenvolvimento Rural aDesenvolvimento Sustentável aEducação Ambiental aEducação do Campo aPráticas educativas1 aSILVA JÚNIOR, R. G. C.1 aVIEIRA, M. C. A.1 aNASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do1 aSILVA, A. F.1 aLIMA, K. M. tRevista de Educação Populargv. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.