|
|
Registros recuperados : 155 | |
61. | | ESTEVAO, P.; SOUSA, D. N. de; DIAS, M. M.; LEITE, C. A. M. Inclusão digital e políticas públicas no meio rural: um estudo sobre os territórios digitais. In: CONGRESSO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 48., 2010, Campo Grande, MS. Tecnologias, desenvolvimento e integração social. Campo Grande, MS: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2010. Biblioteca(s): Embrapa Gado de Leite. |
| |
64. | | SOUSA, D. N. de; MILAGRES, C. S. F.; COSTA, M. S.; MACEDO, A. dos S. Entre o social e o econômico, uma gestão cooperativa é possível? Estudo sobre as estratégias de comunicação nas cooperativas agropecuárias. Revista de Extensão e Estudos Rurais, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, p. 62-80, jul./dez. 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
65. | | NASCIMENTO, J. P. G. do; BERALDO, K. A.; SOUSA, D. N. de; RODRIGUES, W. O mercado de soja no estado do Tocantins na percepção de produtores rurais. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. SOBER 2023. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
67. | | SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P.; MACEDO, A. dos S.; MILAGRES, C. S. F. A comunicação na articulação agroindustrial entre uma cooperativa central, suas cooperativas singulares e cooperados. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, DF, v. 52, n. 3, p. 495-514, Jul./set. 2014. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
70. | | SOUSA, D. N. de; NIEDERLE, P. A.; CHARÃO-MARQUES, F.; FREITAS, A. A. Os desafios da inclusão produtiva: o caso do programa nacional de inovação e sustentabilidade na agricultura familiar no Tocantins. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 55., 2017, Santa Maria, RS. Inovação, extensão e cooperação para o desenvolvimento. Brasília, DF: SOBER, 2017. Biblioteca(s): Embrapa Pesca e Aquicultura. |
| |
Registros recuperados : 155 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pesca e Aquicultura. |
Data corrente: |
05/06/2013 |
Data da última atualização: |
14/10/2013 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
FERREIRA, P. R.; AMODEO, N. B. P.; SOUSA, D. N. de. |
Afiliação: |
PALLOMA ROSA FERREIRA, UFV; NORA BEATRIZ PRESNO AMODEO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA. |
Título: |
Os públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté, v. 9, n. 1, p. 67-90, jan./abr. 2013. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Este estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase. |
Palavras-Chave: |
Minas Gerais. |
Thesagro: |
Cooperativismo; Educação cooperativa. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/83996/1/rgestao.pdf
|
Marc: |
LEADER 01723naa a2200181 a 4500 001 1959364 005 2013-10-14 008 2013 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aFERREIRA, P. R. 245 $aOs públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias.$h[electronic resource] 260 $c2013 520 $aEste estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase. 650 $aCooperativismo 650 $aEducação cooperativa 653 $aMinas Gerais 700 1 $aAMODEO, N. B. P. 700 1 $aSOUSA, D. N. de 773 $tRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté$gv. 9, n. 1, p. 67-90, jan./abr. 2013.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Pesca e Aquicultura (CNPASA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|