01723naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501230008026000090020352011150021265000190132765000270134665300170137370000210139070000200141177301100143119593642013-10-14 2013 bl uuuu u00u1 u #d1 aFERREIRA, P. R. aOs públicos atendidos e os conteúdos da educação cooperativista nas cooperativas agrárias.h[electronic resource] c2013 aEste estudo pretende apontar aspectos relativos ao funcionamento da educação cooperativista nas cooperativas agrárias do Estado de Minas Gerais, bem como identificar os conteúdos e os públicos que são atendidos pelos trabalhos de educação cooperativista. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa exploratória e da técnica do questionário. Conclui-se que a educação cooperativista é escassamente desenvolvida nas cooperativas agrárias, embora não existindo uma única definição do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. Assim, se permite perceber a polissemia do conceito de educação cooperativista e a variedade de atividades e de públicos para os quais são organizadas. Verifica-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos abordados que as cooperativas agrárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social e assistência técnica aos cooperados. Dentre as organizações, existem aquelas que oferecem simultaneamente vários dos conteúdos mencionados, porém com discrepâncias de ênfase. aCooperativismo aEducação cooperativa aMinas Gerais1 aAMODEO, N. B. P.1 aSOUSA, D. N. de tRevista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubatégv. 9, n. 1, p. 67-90, jan./abr. 2013.