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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amazônia Oriental. Para informações adicionais entre em contato com cpatu.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Oriental. |
Data corrente: |
08/02/2010 |
Data da última atualização: |
05/04/2011 |
Autoria: |
RACHWAL, M. F. G. |
Título: |
Avaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. |
Ano de publicação: |
2006 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2006. |
Descrição Física: |
1 CD-ROM. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível também on-line. |
Conteúdo: |
O método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Ensino. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01963naa a2200181 a 4500 001 1657151 005 2011-04-05 008 2006 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRACHWAL, M. F. G. 245 $aAvaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. 260 $c2006 300 $c1 CD-ROM. 490 $a(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). 500 $aDisponível também on-line. 520 $aO método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. 650 $aEducação Ambiental 650 $aEnsino 773 $tColombo: Embrapa Florestas, 2006.
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Oriental (CPATU) |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria Tropical. Para informações adicionais entre em contato com cnpat.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria Tropical. |
Data corrente: |
18/07/2008 |
Data da última atualização: |
16/06/2017 |
Autoria: |
SILVA, I. C. |
Título: |
Crescimento de plantas de mandacaru (Cereus sp.) em diferentes substratos. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
Fortaleza: UFC, 2007. |
Páginas: |
44 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Monografia (Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Orientadora: Dra. Diva Correia. |
Conteúdo: |
Resumo. Abstract. Lista de figuras. Lista de tabelas. Introdução. Revisão de literatura. Objetivo. Material e métodos. Resultados e discussão. Conclusão. |
Palavras-Chave: |
característica do substrato; componentes de substratos; nutrientes minerais; tubetes. |
Thesagro: |
Cactaceae. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00790nam a2200193 a 4500 001 1421033 005 2017-06-16 008 2007 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, I. C. 245 $aCrescimento de plantas de mandacaru (Cereus sp.) em diferentes substratos. 260 $aFortaleza: UFC$c2007 300 $a44 p. 500 $aMonografia (Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Orientadora: Dra. Diva Correia. 520 $aResumo. Abstract. Lista de figuras. Lista de tabelas. Introdução. Revisão de literatura. Objetivo. Material e métodos. Resultados e discussão. Conclusão. 650 $aCactaceae 653 $acaracterística do substrato 653 $acomponentes de substratos 653 $anutrientes minerais 653 $atubetes
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Embrapa Agroindústria Tropical (CNPAT) |
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