01963naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500960008226000090017830000140018749000680020150000330026952014050030265000250170765000110173277300380174316571512011-04-05 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aRACHWAL, M. F. G. aAvaliação dos cursos de educação ambiental integrada, na formação de multiplicadores. c2006 c1 CD-ROM. a(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 28). aDisponível também on-line. aO método Educação Ambiental Integrada foi concebido pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas (PREA), objetivando a sensibilização e o despertar da conscientização ambiental. Ele ressalta a interdependência existente entre ar, água, solo, flora, fauna e ser humano, interligando demonstrações práticas com coleções de materiais naturais e os cinco sentidos, explorando o aspecto lúdico, a interatividade e a emoção como ferramentas pedagógicas. Este trabalho avaliou a eficiência desse método na formação de multiplicadores em educação ambiental, analisando as avaliações escritas e os trabalhos de grupo efetuados por participantes de 13 cursos. Os cursos diferiram quanto ao tempo de duração e ao detalhamento do conteúdo trabalhado. A maioria dos participantes de todos os cursos concordaram que teriam facilidade em aplicar o conteúdo. Os principais pontos fortes apontados foram: a didática e dinamismo dos instrutores, a utilização de coleções de materiais naturais para facilitar a compreensão do público, as dinâmicas e vivências utilizadas e a interdependência entre o ar, água, solo, flora, fauna e seres humanos. Em função do tempo maior de duração, que permitiu a inclusão de atividades no campo e preparação e apresentação de trabalhos em grupo, o curso de 16 horas foi o mais eficiente na formação de multiplicadores. aEducação Ambiental aEnsino tColombo: Embrapa Florestas, 2006.