|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroenergia. Para informações adicionais entre em contato com cnpae.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroenergia. |
Data corrente: |
01/02/2016 |
Data da última atualização: |
22/02/2016 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
DIAS, B. B. A.; MARTINS, P. K.; KOBAYASHI, A. K.; MOLINARI, H. B. C. |
Afiliação: |
BARBARA ANDRADE DIAS BRITO DA CUNHA, CNPAE; Polyana Kelly Martins; ADILSON KENJI KOBAYASHI, CNPAE; HUGO BRUNO CORREA MOLINARI, CNPAE. |
Título: |
Biotecnologia aplicada ao sistema de produção da cana-de-açúcar. |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: SILVA, F. C. da; ALVES, B. J. R.; FREITAS, P. L. de (Ed.). Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos. Brasília, DF: Embrapa, 2015. |
Páginas: |
p. 177 - 189 |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Biotecnologia aplicada. |
Thesagro: |
Cana de Açúcar. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 00692naa a2200181 a 4500 001 2035802 005 2016-02-22 008 2015 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aDIAS, B. B. A. 245 $aBiotecnologia aplicada ao sistema de produção da cana-de-açúcar.$h[electronic resource] 260 $c2015 300 $ap. 177 - 189 650 $aCana de Açúcar 653 $aBiotecnologia aplicada 700 1 $aMARTINS, P. K. 700 1 $aKOBAYASHI, A. K. 700 1 $aMOLINARI, H. B. C. 773 $tIn: SILVA, F. C. da; ALVES, B. J. R.; FREITAS, P. L. de (Ed.). Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos. Brasília, DF: Embrapa, 2015.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agroenergia (CNPAE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
04/07/2019 |
Data da última atualização: |
22/08/2023 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
SILVA, A. F. da. |
Afiliação: |
ADILSON FRANCISCO DA SILVA. |
Título: |
Educação ambiental no ensino médio: o calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hídricos. |
Ano de publicação: |
2019 |
Fonte/Imprenta: |
2019. |
Páginas: |
85 f. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido. |
Conteúdo: |
O presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente no que concerne á água. MenosO presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de form... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Experiencia pedagógica. |
Thesagro: |
Conservação; Desenvolvimento Rural; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Recurso Hídrico. |
Thesaurus NAL: |
Rural development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/209776/1/EDUCACAO-AMBIENTAL-NO-ENSINO-MEDIO-2019.pdf
|
Marc: |
LEADER 02477nam a2200217 a 4500 001 2110384 005 2023-08-22 008 2019 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aSILVA, A. F. da 245 $aEducação ambiental no ensino médio$bo calendário agroambiental como ferramenta pedagógica na conservação dos recursos hídricos.$h[electronic resource] 260 $a2019.$c2019 300 $a85 f. 500 $aDissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife. Orientado por Alineaurea Florentino Silva, Embrapa Semiárido. 520 $aO presente trabalho objetivou desenvolver e validar um calendário agroambiental, com base na abordagem meio ambiente e sociedade, contribuindo para o fortalecimento da consciência ambiental de alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola EREM Tristão Ferreira Bessa, no município de Lagoa de Itaenga, em Pernambuco. A construção deste trabalho apoiou-se em fontes bibliográficas e dados obtidos pela observação da realidade dos alunos concernente aos recursos hídricos. O desenvolvimento do calendário se apresenta nesta pesquisa como um produto de ensino-aprendizagem, utilizando sempre metodologias participativas em todas as etapas abordadas: 1) aulas expositivas participativas; 2) levantamento de dados; 3) discussão e interpretação dos dados coletados nos questionários; 4) construção do calendário; 5) apresentação e validação do calendário agroambiental. Os primeiros resultados podem ser identificados a partir das repostas obtidas pelo questionário da segunda etapa, aplicado aos alunos no que se refere aos aspectos de dificuldades na disponibilidade de água e também ao uso e tratamento da água por parte do governo, empresa e cada cidadão, resultados estes evidenciando a necessidade da conservação dos recursos hídricos da região. Em outro questionário para a validação do calendário, constatou-se uma maior aprovação deste e sensibilização dos alunos para o mesmo, adotado a partir da utilização do calendário agroambiental, pois se buscou despertar a consciência crítica, a fim de formar cidadãos mais conscientes para o uso sustentável dos recursos naturais, principalmente no que concerne á água. 650 $aRural development 650 $aConservação 650 $aDesenvolvimento Rural 650 $aEducação Ambiental 650 $aMeio Ambiente 650 $aRecurso Hídrico 653 $aExperiencia pedagógica
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|