Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoPINTO, M. C. E.; SCHEIFFER, T. G.; FRANÇA, E. M.; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Metodologia participativa para avaliação de indicadores de qualidade do solo: a conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em agroecologia. Cadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2017. Anais do II Seminário Nacional em Educação em Agroecológica. Educação em Agroecologia: resistências e lutas pela democracia.

Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia.

Visualizar detalhes do registroAcesso restrito ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Agrobiologia.
Data corrente:  03/01/2018
Data da última atualização:  07/12/2018
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  PINTO, M. C. E.; SCHEIFFER, T. G.; FRANÇA, E. M.; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de.
Afiliação:  MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO, UERJ; TAYANA GALVÃO SCHEIFFER, UNIRIO; EMMELINE MACHADO FRANÇA, UFLA; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB.
Título:  Metodologia participativa para avaliação de indicadores de qualidade do solo: a conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em agroecologia.
Ano de publicação:  2017
Fonte/Imprenta:  Cadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2017.
ISSN:  2236-7934
Idioma:  Português
Notas:  Anais do II Seminário Nacional em Educação em Agroecológica. Educação em Agroecologia: resistências e lutas pela democracia.
Conteúdo:  Metodologias que sejam inclusivas, didáticas e participativas são de grande importância no ensino de agroecologia. No intuito de difusão dessas metodologias, o IX Fórum de Agroecologia, realizado no IFET ? MG, Campus Rio Pomba, visou a integração dos saberes agroecológicos, utilizando os saberes e práticas multidisciplinares que esta ciência implica. Uma das oficinas com essaabordagem foi a de Avaliação Participativa de Indicadores de Qualidade de Solo. A construção da oficina foi baseada em metodologia que consiste na avaliação da qualidade do solo pelos participantes através de notas atribuídas de acordo com o entendimento e sensibilidade. Ao final da atividade de campo, a média de cada indicador é calculada para posterior plotagem de gráficos, que são apresentados e discutidos entre os participantes. A integração de conceitos e experiências possibilita uma nova forma de extensão e pesquisa no universo acadêmico.
Palavras-Chave:  Análise Sensorial; Educação em Agroecologia; Percepção; Troca de saberes.
Categoria do assunto:  B Sociologia Rural
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agrobiologia (CNPAB)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPAB40669 - 1UPCAA - DD2018.000012018.00001
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional