01857nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000200007424502010009426000640029550001360035952009600049565300230145565300310147865300160150965300210152570000210154670000190156770000210158670000200160720840972018-12-07 2017 bl uuuu u00u1 u #d a2236-79341 aPINTO, M. C. E. aMetodologia participativa para avaliação de indicadores de qualidade do soloba conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em agroecologia.h[electronic resource] aCadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2017.c2017 aAnais do II Seminário Nacional em Educação em Agroecológica. Educação em Agroecologia: resistências e lutas pela democracia. aMetodologias que sejam inclusivas, didáticas e participativas são de grande importância no ensino de agroecologia. No intuito de difusão dessas metodologias, o IX Fórum de Agroecologia, realizado no IFET ? MG, Campus Rio Pomba, visou a integração dos saberes agroecológicos, utilizando os saberes e práticas multidisciplinares que esta ciência implica. Uma das oficinas com essaabordagem foi a de Avaliação Participativa de Indicadores de Qualidade de Solo. A construção da oficina foi baseada em metodologia que consiste na avaliação da qualidade do solo pelos participantes através de notas atribuídas de acordo com o entendimento e sensibilidade. Ao final da atividade de campo, a média de cada indicador é calculada para posterior plotagem de gráficos, que são apresentados e discutidos entre os participantes. A integração de conceitos e experiências possibilita uma nova forma de extensão e pesquisa no universo acadêmico. aAnálise Sensorial aEducação em Agroecologia aPercepção aTroca de saberes1 aSCHEIFFER, T. G.1 aFRANÇA, E. M.1 aAQUINO, A. M. de1 aASSIS, R. L. de