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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agrossilvipastoril.
Data corrente:  16/01/2019
Data da última atualização:  24/10/2019
Tipo da produção científica:  Resumo em Anais de Congresso
Autoria:  FIGUEREDO, P. E.; ZANETTI, G. T.; HOOGERHEIDE, E. S. S.
Afiliação:  POLIANA E. FIGUEREDO, UFMT; GÉSSICA T. ZANETTI, UFGD; EULALIA SOLER SOBREIRA HOOGERHEIDE, CPAMT.
Título:  A etnobotânica na dinâmica da conservação de mandiocas crioulas em comunidades da baixada cuiabana, Mato Grosso.
Ano de publicação:  2018
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO NACIONAL DE BOTÂNICA, 69.; ENCONTRO DE BOTÂNICOS DO CENTRO-OESTE, 12., 2018, Cuiabá. Diversidade florística e socioambiental na Amazônia, Cerrado e Pantanal: anais... Cuiabá: Sociedade Botânica do Brasil, 2018.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A região da Baixada Cuiabana (BC), ao norte do Pantanal Mato-Grossense, é composta por mais de dez mil agricultores familiares, que mantém um rico acervo de etnovariedades de mandioca e outros cultivos. Buscou-se, por meio da abordagem etnobotânica, proporcionar o reconhecimento de produtos agroalimentares, compreender a importancia da variabilidade mantida e, a dinâmica dos agricultores de pequena escala com relação ao uso e conservação on farm. Os estudos etnobotânicos foram realizados em seis comunidades localizadas nos municípios de Cuiabá, Poconé e Jangada, que utilizavam e conservavam a mandioca de modo tradicional. Foram aplicados questionários semiestruturados e os resultados avaliados mediante análises descritivas. Contabilizaram-se nessas seis comunidades 73 variedades crioulas. Na comunidade localizada em Poconé, os agricultores citaram 11 diferentes variedades. No município de Jangada, foram estudadas quatro comunidades, a frequência média de Jangada foi de 5,1±2,7 variedades por agricultores, sendo citadas 33 diferentes variedades crioulas. Na comunidade Rio dos Couros, em Cuiabá, embora a relevância da cultura tenha se reduzido, os agricultores citaram 29 diferentes variedades. É pertinente salientar que em cada comunidade foi identificado um agricultor chave, ou seja, àquele mantem um maior número de variedades, sendo responsável pela dinâmica da circulação de propágulo. Esses agricultores relataram conhecer e até terem a curiosidade de plantar e selecionar as... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Baixada Cuiabana; Mato Grosso.
Thesagro:  Mandioca.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/203654/1/2018-cpamt-eulalia-hoogerheide-dinamica-conversacao-mandioca-crioula-comunidade-baixada-cuiabana.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agrossilvipastoril (CPAMT)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAMT1280 - 1UPCRA - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Territorial.
Data corrente:  15/06/2015
Data da última atualização:  15/06/2015
Tipo da produção científica:  Documentos
Autoria:  FURTADO, A. L. dos S.; CRISCUOLO, C.; GREGO, C. R.; RODRIGUES, C. A. G.
Afiliação:  ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM; CRISTINA CRISCUOLO, CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM.
Título:  Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas: ferramenta educacional para o ensino fundamental.
Ano de publicação:  2014
Fonte/Imprenta:  Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2014.
Páginas:  19 p.
Série:  (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 107).
ISSN:  0103-78110
Idioma:  Português
Conteúdo:  A utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um atlas escolar sobre a Região Metropolitana de Campinas com a participação de professores da rede municipal de ensino e com foco nas atividades agropecuárias e em suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade na região, com o apoio de ferramentas de geotecnologias.
Palavras-Chave:  Agropecuária; Atlas; Ensino fundamental.
Thesagro:  Sensoriamento Remoto.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/125357/1/4523.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Territorial (CNPM)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPM4523 - 1UMTFL - DD14/136DC2014.136
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