01805nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200150006010000260007524501290010126000560023030000100028649000600029652010840035665000250144065300180146565300100148365300230149370000180151670000170153470000240155120176492015-06-15 2014 bl uuuu u0uu1 u #d a0103-781101 aFURTADO, A. L. dos S. aAtlas Escolar da Região Metropolitana de Campinasbferramenta educacional para o ensino fundamental.h[electronic resource] aCampinas: Embrapa Monitoramento por Satélitec2014 a19 p. a(Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 107). aA utilização do sensoriamento remoto e dos sistemas de informação geográfica em projetos educacionais não é algo novo. O Brasil conta com programas que incentivam o uso de geotecnologias nos ensinos fundamental e médio, com atividades dirigidas a professores e alunos da rede pública de ensino. Entretanto, ainda é perceptível a necessidade de investimentos e esforços na criação de oportunidades, projetos ou ações que visem à capacitação e ao treinamento de professores, com vistas a incentivar o uso das geotecnologias em ambiente escolar. As escolas públicas brasileiras não têm, na prática educativa, o uso de geotecnologias, mas há potencial latente para expansão. Este artigo apresenta a experiência da Embrapa Monitoramento por Satélite na construção de um atlas escolar sobre a Região Metropolitana de Campinas com a participação de professores da rede municipal de ensino e com foco nas atividades agropecuárias e em suas relações com o meio ambiente, a economia e a sociedade na região, com o apoio de ferramentas de geotecnologias. aSensoriamento Remoto aAgropecuária aAtlas aEnsino fundamental1 aCRISCUOLO, C.1 aGREGO, C. R.1 aRODRIGUES, C. A. G.