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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Amazônia Ocidental. |
Data corrente: |
13/12/2021 |
Data da última atualização: |
13/12/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
PEREIRA, E. C. F. F.; ATROCH, E. M. A. C.; ATROCH, A. L. |
Afiliação: |
ELEONORA CELESTE FARKAS FÉLIX PEREIRA, UFAM; EVA MARIA ALVES CAVALCANTI ATROCH, UFAM; ANDRE LUIZ ATROCH, CPAA. |
Título: |
Araceae ornamental: possibilidades de cultivo e produção de mudas em recipientes recicláveis. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Biodiversidade, v. 20, n. 2, p. 54-62, 2021. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Título em inglês: Ornamental Araceae: possibilities of cultivation and production of seedlings in recyclable containers. |
Conteúdo: |
As espécies Epipremnum aureum (jiboia), Caladium bicolor e Syngonium podophyllum (singônio) são belas representantes das Araceae, amplamente utilizadas em todo mundo, principalmente pela facilidade de multiplicação e cultivo. Por essas características podem ser produzidas e cultivadas em recipientes recicláveis, contribuindo assim com as práticas da agroecologia aplicadas à agricultura familiar, e também da educação ambiental. Nesse trabalho buscou-se avaliar aspectos do crescimento das plantas dados pelo comprimento do caule, número de folhas e matéria seca total, quando cultivadas em garrafas PET de 2 L com pequenos volumes de solo, em ambiente interno e externo. O objetivo foi oferecer alternativas de baixo custo para o cultivo ou produção de mudas. As avaliações do crescimento indicaram que E. aureum pode ser cultivado com sucesso em espaço externo e interno e nos menores volumes de solo. Também o C. bicolor pode ser cultivado em menores volumes de solo, mas prefere ambientes bem iluminados. Enquanto S. podophyllum apresentou melhor crescimento à sombra e no maior volume de solo testado. |
Palavras-Chave: |
Ornamentais tropicais; Reciclagem de garrafas PET. |
Thesagro: |
Produção Vegetal. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/229012/1/12599-Texto-do-Artigo-49540-2-10-20210611.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Amazônia Ocidental (CPAA) |
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![](/consulta/web/img/deny.png) | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agrobiologia. Para informações adicionais entre em contato com cnpab.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
03/01/2018 |
Data da última atualização: |
07/12/2018 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PINTO, M. C. E.; SCHEIFFER, T. G.; FRANÇA, E. M.; AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
MARIA CLARA ESTODUCTO PINTO, UERJ; TAYANA GALVÃO SCHEIFFER, UNIRIO; EMMELINE MACHADO FRANÇA, UFLA; ADRIANA MARIA DE AQUINO, CNPAB; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
Metodologia participativa para avaliação de indicadores de qualidade do solo: a conjunção do saber local e acadêmico no processo de ensino-aprendizagem em agroecologia. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Agroecologia, v. 12, n. 1, p. 1-11, 2017. |
ISSN: |
2236-7934 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Anais do II Seminário Nacional em Educação em Agroecológica. Educação em Agroecologia: resistências e lutas pela democracia. |
Conteúdo: |
Metodologias que sejam inclusivas, didáticas e participativas são de grande importância no ensino de agroecologia. No intuito de difusão dessas metodologias, o IX Fórum de Agroecologia, realizado no IFET ? MG, Campus Rio Pomba, visou a integração dos saberes agroecológicos, utilizando os saberes e práticas multidisciplinares que esta ciência implica. Uma das oficinas com essaabordagem foi a de Avaliação Participativa de Indicadores de Qualidade de Solo. A construção da oficina foi baseada em metodologia que consiste na avaliação da qualidade do solo pelos participantes através de notas atribuídas de acordo com o entendimento e sensibilidade. Ao final da atividade de campo, a média de cada indicador é calculada para posterior plotagem de gráficos, que são apresentados e discutidos entre os participantes. A integração de conceitos e experiências possibilita uma nova forma de extensão e pesquisa no universo acadêmico. |
Palavras-Chave: |
Análise Sensorial; Educação em Agroecologia; Percepção; Troca de saberes. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
Marc: |
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Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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