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Registros recuperados : 13 | |
5. | | NASCIMENTO, D. R.; BORGES, O. G.; SILVA, F. A. M.; FILHO CELESTINO, P.; EVANGELISTA JÚNIOR, W. S.; ALVES JÚNIOR, M. Incidência de ferrugem e cercospora em café (Coffea canephora) na Transamazônica. Tropical Plant Pathology, Brasília, DF, v. 34, p. S128, ago. 2009. Suplemento, ref. 463. Edição dos Resumos do XLII Congresso Brasileiro de Fitopatologia; Annual Meeting of the Brazilain Phytopathological Society, Rio de Janeiro, agosto 2009. Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental. |
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8. | | NASCIMENTO, D. R.; SOLON, P. E.; BARROSO, M. L. da S.; PINHEIRO, R. R.; ELOY, A. M. X. Validação do teste zimográfico como complemento para o diagnóstico da Artrite Encefalite Caprina (CAE). In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA CAPRINOS E OVINOS, 7., 2018, Sobral. Resumos... Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2018. p. 38-39. (Embrapa Caprinos e Ovinos. Documentos, 126). Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos. |
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9. | | SALLES, H. O.; MARANGUAPE, J. S.; PRADO, M. S. M.; NASCIMENTO, D. R.; SOUSA, A. M. P.; SOUZA, H. A. de; XIMENES, L. V.; POMPEU, R. C. F. F. Adubos minerais para uso na Econemat®. Sobral: Embrapa Caprinos e Ovinos, 2018. 8 p. (Embrapa Caprinos e Ovinos. Comunicado Técnico, 176). Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Meio-Norte. |
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10. | | MOREIRA, J. B. da S.; COUTINHO, D. N.; CÂNDIDO, M. M. D.; POMPEU, R. C. F. F.; Duarte MARANHÃO, T. D.; NASCIMENTO, B. B. do; ALMEIDA, B. P. de; NASCIMENTO, D. R. do. Características morfogênicas em híbridos de sorgo para pastejo submetidos a duas frequências de desfolhação com ovinos In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 55.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 28., 2018, Goiânia. Construindo saberes, formando pessoas e transformando a produção animal. Goiânia: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2018. 5 f. Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos. |
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11. | | NASCIMENTO, D. R. DO; VASCONCELOS, E. C. G.; CÂNDIDO, M. J. D.; POMPEU, R. C. F. F.; GOMES, E. da C.; LOPES, M. N.; ALMEIDA, B. P. de; OLIVEIRA, M. M. Produção e acúmulo de forragem via morfogênese em pastos de capim-Tamani sob doses de adubação nitrogenada. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 55.; CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 28., 2018, Goiânia. Construindo saberes, formando pessoas e transformando a produção animal. Goiânia: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2018. 5 f. Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos. |
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12. | | SOUZA, M. I. F.; GALLANA, L.; GÂMBARO, B; SILVA, F. H. da; NASCIMENTO, D. R.; GALLANA, G.; NEUMANN, C.; AMORIM, S. A. A.; TOMAZ, C. S.; CRIVELARO, L. P. Uso de SMS na educação de jovens e adultos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 34., 2011, Recife. Anais... Recife: Intercom, 2011. p. 1-15. 1 CD-ROM. Biblioteca(s): Embrapa Agricultura Digital. |
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13. | | SALLES, H. O.; BRAGA, A. C. L.; NASCIMENTO, D. R.; PRADO, M. S. M.; SOUZA, H. A. de; OLIVEIRA, E. L. de; VIEIRA, L. da S.; CAVALCANTE, A. C. R.; LIMA, A. R.; TELES NETO, C. S.; SOUSA, A. M. P.; RIBEIRO, R. P. Crop residues activity against the free-living stages of small ruminant nematodes. Brazilian Journal of Veterinary Parasitology, v. 28, n. 3, p. 528-532, jul./sept. 2019. Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Meio-Norte. |
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Registros recuperados : 13 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
09/12/2013 |
Data da última atualização: |
22/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEREIRA, N. R.; TORRES, T. Z.; NASCIMENTO, D. R. B. |
Afiliação: |
NADIR RODRIGUES PEREIRA, CNPTIA; TERCIA ZAVAGLIA TORRES, CNPTIA; DANIEL R. B. NASCIMENTO, FE/Unicamp. |
Título: |
Educação transformadora para uma comunicação cidadã. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736. |
ISBN: |
978-84-15816-05-8 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. MenosO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossiste... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cidadania; Citizenship; Conhecimento; Educommunication; Educomunicação. |
Thesagro: |
Comunicação; Educação; Tecnologia da Informação. |
Thesaurus NAL: |
Communication (human); Education; Information technology; Knowledge. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/93665/1/educacao.pdf
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Marc: |
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Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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