02558nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000190008224500850010126001320018652016730031865000260199165000140201765000270203165000140205865000180207265000150209065000310210565300140213665300160215065300170216665300210218365300210220470000180222570000250224319731962020-01-22 2013 bl uuuu u00u1 u #d a978-84-15816-05-81 aPEREIRA, N. R. aEducação transformadora para uma comunicação cidadã.h[electronic resource] aIn: CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS, 3., 2013, Campinas. Actas... Madrid: ICONO14, 2013. v. 3, p. 1719-1736.c1736 aO avanço tecnológico, a convergência e a integração das novas mídias impactaram profundamente as relações de produção e distribuição de informação. Os recursos de conectividade, mobilidade e portabilidade da internet ampliam as possibilidades de os sujeitos tornarem-se co-produtores de informação e conteúdo, democratizando a comunicação e favorecendo a produção colaborativa. No campo da educação, as novas tecnologias têm o potencial de promover inclusão digital de forma mais rápida e eficiente. Entretanto, não basta inserir a tecnologia no espaço escolar; é necessário o apoio de uma proposta pedagógica que favoreça a construção coletiva de conhecimento e estimule a visão crítica e a autonomia do sujeito. Neste sentido, a aproximação dos campos da educação e da comunicação busca incentivar a construção compartilhada de informações, conhecimento e experiências num contexto de trocas e interações sociais que pode estimular o exercício da cidadania. A proposta deste artigo é discutir, sob a ótica da educomunicação, como o uso das tecnologias de informação e comunicação podem contribuir para a construção de relações dialógicas no espaço escolar que estimulem a autoria e a produção compartilhada. Em um ambiente mediado pelas tecnologias, é preciso considerar a intencionalidade do processo educativo que efetivamente proporcione uma apropriação do conhecimento, alicerçada na autonomia do sujeito e no desenvolvimento da sua capacidade de apropriar-se do processo, para criar ecossistemas comunicativos que lhe permitam constituir-se como cidadão e promover transformações sociais. aCommunication (human) aEducation aInformation technology aKnowledge aComunicação aEducação aTecnologia da Informação aCidadania aCitizenship aConhecimento aEducommunication aEducomunicação1 aTORRES, T. Z.1 aNASCIMENTO, D. R. B.