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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Mandioca e Fruticultura. |
Data corrente: |
07/06/1999 |
Data da última atualização: |
07/06/1999 |
Autoria: |
PEIXOTO, J. R.; PAIVA JUNIOR, M. C. de; ANNGELIS, B. de; OLIVEIRA, J. A. de. |
Afiliação: |
UnB; UFL UFUB. |
Título: |
Adubacao organica e fosfatada no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deneger)1 |
Ano de publicação: |
1999 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Brasileira de Fruticultura. v.21, n.1, p.49-51, Jaboticabal, 1999 |
ISSN: |
0100-2945 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O presente trabalho foi conduzido, com o objetivo de vericiar o efeito da materia organica de aviario) e do fosfato monoamonico (MAP) na formacao de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deneger). O experimento foi conuzido no viveiro de producao de mudas da fazenda do Gloria, pertencente a Universidade Federal de Uberlandia, MG, no periodo de julho a outubro de 1996. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 5 X 5, sendo 5 doses deMAP (0,5, 10, 15 e 20 kg/m3 de solo) e 5 doses de materia oeganica (0, 100, 200, 300 e 400 L de esterco de aviario/m3 de solo); com 4 repeticoes e 10 plantas, por parcelas. As mudas foram retiradas 90 dias apos a semeadura, para serem feitas as avaliacoes de crescimento. O usop do MAP ou esterco proporcionou aumento na altura de mudas, no comprimento de raiz, no peso de materia seca da parte aerea eda raiz no diametro de caule. |
Palavras-Chave: |
f; Fertilization; flavicarpa Deneger; Musas; Passiflora edulis Sims; Seedling. |
Thesagro: |
Adubação. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01696naa a2200253 a 4500 001 1635530 005 1999-06-07 008 1999 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a0100-2945 100 1 $aPEIXOTO, J. R. 245 $aAdubacao organica e fosfatada no desenvolvimento de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deneger)1 260 $c1999 520 $aO presente trabalho foi conduzido, com o objetivo de vericiar o efeito da materia organica de aviario) e do fosfato monoamonico (MAP) na formacao de mudas de maracujazeiro amarelo (Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deneger). O experimento foi conuzido no viveiro de producao de mudas da fazenda do Gloria, pertencente a Universidade Federal de Uberlandia, MG, no periodo de julho a outubro de 1996. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, em esquema fatorial 5 X 5, sendo 5 doses deMAP (0,5, 10, 15 e 20 kg/m3 de solo) e 5 doses de materia oeganica (0, 100, 200, 300 e 400 L de esterco de aviario/m3 de solo); com 4 repeticoes e 10 plantas, por parcelas. As mudas foram retiradas 90 dias apos a semeadura, para serem feitas as avaliacoes de crescimento. O usop do MAP ou esterco proporcionou aumento na altura de mudas, no comprimento de raiz, no peso de materia seca da parte aerea eda raiz no diametro de caule. 650 $aAdubação 653 $af 653 $aFertilization 653 $aflavicarpa Deneger 653 $aMusas 653 $aPassiflora edulis Sims 653 $aSeedling 700 1 $aPAIVA JUNIOR, M. C. de 700 1 $aANNGELIS, B. de 700 1 $aOLIVEIRA, J. A. de 773 $tRevista Brasileira de Fruticultura.$gv.21, n.1, p.49-51, Jaboticabal, 1999
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Registro original: |
Embrapa Mandioca e Fruticultura (CNPMF) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
13/12/2011 |
Data da última atualização: |
13/12/2011 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
SIQUEIRA, R. A.; ARAÚJO, A. M. de; BARROS-MARCELLINI, A. M. de; DELIZA, R.; MARCELLINI, P. S.; MOREIRA, M. M.; JAEGER, S. R. |
Afiliação: |
RENATA ALMEIDA SIQUEIRA, UFS; ANDREZA MELO DE ARAÚJO, UFS; ALINE MOTA DE BARROS-MARCELLINI, UFRJ; ROSIRES DELIZA, CTAA; PAULO SERGIO MARCELLINI, UNIRIO; MAIARA MAIA MOREIRA, UFS; SARA ROUST JAEGER, THE NEW ZEALAND INSTITUTE FOR PLANT & FOOD RESEARCH LIMITED. |
Título: |
Percepção dos riscos e benefícios dos alimentos geneticamente modificados: efeitos na intenção de compra. |
Ano de publicação: |
2011 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Food Technology, Campinas, v. 14, p. 121-130, jun. 2011. Edição especial. |
DOI: |
10.4260/BJFT201114E000115 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Grandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relação à banana, pois 51,3% demonstraram comprar a fruta não GM, enquanto 40,5% comprariam a banana com dose de vacina contra a gripe e 8,2% não comprariam nenhuma das bananas. Os resultados mostraram que a intenção de compra dos AGM, mesmo com características benéficas aos consumidores (maior vida de prateleira e com dose de vacina), ainda foi inferior aos produtos não GM, sugerindo a necessidade de estratégias dirigidas ao consumidor. MenosGrandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relaç... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Alimentos geneticamente modificados; Intenção de compra. |
Thesagro: |
Banana; Consumidor; Manga. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/50173/1/2011-068.pdf
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Marc: |
LEADER 02829naa a2200265 a 4500 001 1909577 005 2011-12-13 008 2011 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $a10.4260/BJFT201114E000115$2DOI 100 1 $aSIQUEIRA, R. A. 245 $aPercepção dos riscos e benefícios dos alimentos geneticamente modificados$befeitos na intenção de compra. 260 $c2011 520 $aGrandes investimentos e esforços têm sido realizados para o desenvolvimento e aprimoramento dos alimentos geneticamente modificados (GM), visando, sobretudo, proporcionar benefícios ao consumidor. Entretanto, poucos são os estudos que avaliam a concordância do consumidor em relação à tecnologia e, ainda, a intenção de compra desses produtos com ênfase nas questões econômicas associadas à vida de prateleira ou relativas à saúde. O objetivo deste estudo foi avaliar a concordância e intenção de compra de alimentos geneticamente modificados (GM). Trezentos e noventa estudantes da Universidade Federal de Sergipe participaram do estudo em que se utilizou questionário autopreenchível. Primeiramente, avaliou-se, em questões distintas, o grau de concordância e o autoconhecimento dos participantes sobre o uso de modificação genética na produção de alimentos, utilizando escala estruturada verbal de sete pontos. Em seguida, foi investigada a intenção de compra de manga e banana GM. Observou-se que 49,8% dos entrevistados foram favoráveis ao uso da modificação genética na produção de alimentos, enquanto 23,6% apontaram ser contrários. Para o autoconhecimento, 34,1% dos participantes declararam ser informados sobre o assunto, enquanto 21,8% indicaram não ser. Para a intenção de compra, os resultados demonstraram que 60,6% dos consumidores comprariam a manga não GM, apesar de apresentar maior preço e menor vida de prateleira, quando comparada à GM. Resultado similar foi observado com relação à banana, pois 51,3% demonstraram comprar a fruta não GM, enquanto 40,5% comprariam a banana com dose de vacina contra a gripe e 8,2% não comprariam nenhuma das bananas. Os resultados mostraram que a intenção de compra dos AGM, mesmo com características benéficas aos consumidores (maior vida de prateleira e com dose de vacina), ainda foi inferior aos produtos não GM, sugerindo a necessidade de estratégias dirigidas ao consumidor. 650 $aBanana 650 $aConsumidor 650 $aManga 653 $aAlimentos geneticamente modificados 653 $aIntenção de compra 700 1 $aARAÚJO, A. M. de 700 1 $aBARROS-MARCELLINI, A. M. de 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aMARCELLINI, P. S. 700 1 $aMOREIRA, M. M. 700 1 $aJAEGER, S. R. 773 $tBrazilian Journal of Food Technology, Campinas$gv. 14, p. 121-130, jun. 2011. Edição especial.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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