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Registros recuperados : 8 | |
4. | | SILVA, M. S. L. da; MENDONÇA. C. E. S.; ANJOS, J. B. dos; HONÓRIO, A. P. M.; SILVA, A. de S.; BRITO, L. T. de L. Barragem subterrânea: água para produção de alimentos. In: BRITO, L. T. de L.; MOURA, M. S. B. de; GAMA, G. F. B. (Ed.). Potencialidades da água de chuva no semi-árido brasileiro. Petrolina: Embrapa Semi-Árido, 2007. cap. 6, p. 121-137. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido; Embrapa Solos. |
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7. | | VIVALLO PINARE, A. G.; HONORIO, A. P. M.; ARAUJO, F. P. de; SILVA, C. A. da; SILVA, P. C. G. da; QUEIROZ, M. A. de. Métodos de pesquisa de comercialização agrícola: o caso do feijão na região de Ouricuri- PE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 24., 1986, Lavras. Uma nova politica agricola? anais. Brasilia, DF: SOBER, 1986. p. 147. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 8 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
09/03/1998 |
Data da última atualização: |
10/05/2017 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
VIVALLO PINARE, A. G.; HONORIO, A. P. M.; ARAUJO, F. P. de; SILVA, C. A. da; SILVA, P. C. G. da; QUEIROZ, M. A. de. |
Afiliação: |
Angel Gabriel Vivallo Pinare, CPATSA; Antonio Pedro Matias Honório, CPATSA; FRANCISCO PINHEIRO DE ARAUJO, CPATSA; Carlos Alberto da Silva, CPATSA; PEDRO CARLOS GAMA DA SILVA, CPATSA; MANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSA. |
Título: |
Métodos de pesquisa de comercialização agrícola: o caso do feijão na região de Ouricuri- PE. |
Ano de publicação: |
1986 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 24., 1986, Lavras. Uma nova politica agricola? anais. Brasilia, DF: SOBER, 1986. |
Páginas: |
p. 147. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Apresenta-se os resultados de uma pesquisa de comercializacao de feijao, na regiao de Ouricuri, no alto sertao de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Arido (CPATSA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (EMBRAPA). A metodologia usada, permitiu para o feijao, calcular disponibilidade e levantar problemas de mercado e de comercializacao, ao nivel regional e de unidades de producao. A partir dos resultados detidos pela pesquisa, chegou-se a concluir os problemas de disponibilidade do feijao para o consumo regional estao relacionados ao mercado e as funcoes de comercializacao. 1) A dificuldade de transporte, ou entraves burocraticos e ineficiencia dos orgaos oficiais levam os agricultores a venderem sua producao de feijao nas feiras, aos comerciantes e atravessadores pela metade do preco de mercado. 2) A reducao de preco imposta pelos comerciantes e atravessadores nao se refletam no mercado, nem beneficia aos consumidores. Na entressafra os atravessadores, aumentaram os precos do feijao em indices entre duas e tres vezes superiores a inflacao. 3) Nao existe na regiao uma estrutura de armazenamento capaz de atender as necessidades de comercializacao. 4) A unidade de producao dispoe de capacidade de armazenamento para atender as necessidades de consumo interno, embora nao sao utilizados porque os agricultores sao obrigados a vender parte dessa producao para assegurar a sobrevivencia. A partir destas conclusoes propoe-se um sistema de comercializacao repartindo responsabilidades entre o Governo, os atravessadores e as feiras. Tambem propoe-se medidas operacionais e de apoio a producao. MenosApresenta-se os resultados de uma pesquisa de comercializacao de feijao, na regiao de Ouricuri, no alto sertao de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Arido (CPATSA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (EMBRAPA). A metodologia usada, permitiu para o feijao, calcular disponibilidade e levantar problemas de mercado e de comercializacao, ao nivel regional e de unidades de producao. A partir dos resultados detidos pela pesquisa, chegou-se a concluir os problemas de disponibilidade do feijao para o consumo regional estao relacionados ao mercado e as funcoes de comercializacao. 1) A dificuldade de transporte, ou entraves burocraticos e ineficiencia dos orgaos oficiais levam os agricultores a venderem sua producao de feijao nas feiras, aos comerciantes e atravessadores pela metade do preco de mercado. 2) A reducao de preco imposta pelos comerciantes e atravessadores nao se refletam no mercado, nem beneficia aos consumidores. Na entressafra os atravessadores, aumentaram os precos do feijao em indices entre duas e tres vezes superiores a inflacao. 3) Nao existe na regiao uma estrutura de armazenamento capaz de atender as necessidades de comercializacao. 4) A unidade de producao dispoe de capacidade de armazenamento para atender as necessidades de consumo interno, embora nao sao utilizados porque os agricultores sao obrigados a vender parte dessa producao para assegurar a sobreviven... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Bean; Consumo familiar; Consumption; Family; Package; Pernambuco; Production; Seed sstorage. |
Thesagro: |
Armazenamento; Comercialização; Embalagem; Feijão; Importação; Mercado; Ouricuri; Preço; Produção; Rendimento; Segurança alimentar. |
Thesaurus NAL: |
prices; Rural development; trade; yields. |
Categoria do assunto: |
E Economia e Indústria Agrícola |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/131346/1/ID-8438.pdf
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Marc: |
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Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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