02966nam a2200457 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501030008626001410018930000120033052017130034265000110205565000220206665000100208865000110209865000180210965000220212765000140214965000120216365000170217565000120219265000130220465000110221765000150222865000150224365000250225865300090228365300210229265300160231365300110232965300120234065300150235265300150236765300180238270000220240070000210242270000200244370000230246370000220248611336732017-05-10 1986 bl uuuu u00u1 u #d1 aVIVALLO PINARE, A. G. aMétodos de pesquisa de comercialização agrícolabo caso do feijão na região de Ouricuri- PE. aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 24., 1986, Lavras. Uma nova politica agricola? anais. Brasilia, DF: SOBERc1986 ap. 147. aApresenta-se os resultados de uma pesquisa de comercializacao de feijao, na regiao de Ouricuri, no alto sertao de Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A pesquisa foi realizada por pesquisadores do Centro de Pesquisa Agropecuaria do Tropico Semi-Arido (CPATSA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (EMBRAPA). A metodologia usada, permitiu para o feijao, calcular disponibilidade e levantar problemas de mercado e de comercializacao, ao nivel regional e de unidades de producao. A partir dos resultados detidos pela pesquisa, chegou-se a concluir os problemas de disponibilidade do feijao para o consumo regional estao relacionados ao mercado e as funcoes de comercializacao. 1) A dificuldade de transporte, ou entraves burocraticos e ineficiencia dos orgaos oficiais levam os agricultores a venderem sua producao de feijao nas feiras, aos comerciantes e atravessadores pela metade do preco de mercado. 2) A reducao de preco imposta pelos comerciantes e atravessadores nao se refletam no mercado, nem beneficia aos consumidores. Na entressafra os atravessadores, aumentaram os precos do feijao em indices entre duas e tres vezes superiores a inflacao. 3) Nao existe na regiao uma estrutura de armazenamento capaz de atender as necessidades de comercializacao. 4) A unidade de producao dispoe de capacidade de armazenamento para atender as necessidades de consumo interno, embora nao sao utilizados porque os agricultores sao obrigados a vender parte dessa producao para assegurar a sobrevivencia. A partir destas conclusoes propoe-se um sistema de comercializacao repartindo responsabilidades entre o Governo, os atravessadores e as feiras. Tambem propoe-se medidas operacionais e de apoio a producao. aprices aRural development atrade ayields aArmazenamento aComercialização aEmbalagem aFeijão aImportação aMercado aOuricuri aPreço aProdução aRendimento aSegurança alimentar aBean aConsumo familiar aConsumption aFamily aPackage aPernambuco aProduction aSeed sstorage1 aHONORIO, A. P. M.1 aARAUJO, F. P. de1 aSILVA, C. A. da1 aSILVA, P. C. G. da1 aQUEIROZ, M. A. de