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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
29/04/2019 |
Data da última atualização: |
29/04/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SILVA, J. J. N. da; MELLO, W. Z. de; RODRIGUES, R. de A. R.; ALVES, B. J. R.; SOUZA, P. A. de; CONCEIÇÃO, M. C. G. da. |
Afiliação: |
BRUNO JOSE RODRIGUES ALVES, CNPAB. |
Título: |
Ciclagem de nitrogênio em florestas tropicais e plantações de eucalipto no Brasil no Antropoceno. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Revista Virtual de Química v. 10, n. 6, p. 1792-1808, nov./dez. 2018. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O nitrogênio é um macronutriente essencial para o funcionamento do metabolismo dos seres vivos. Porém, devido às mudanças que o planeta vem passando no Antropoceno a ciclagem do nitrogênio vem sendo alterada. O desmatamento aliado às mudanças do uso do solo são os principais responsáveis pela alteração da sua ciclagem. As emissões de gases de efeito estufa como do N2O foram aumentadas em virtude desse desmatamento e das inadequadas práticas de manejo do solo, e isso acabou contribuindo para que essas mudanças na ciclagem do nitrogênio ocorressem. Visto a importância do nitrogênio e das alterações que ele vem passando nas últimas décadas, este trabalho de revisão tem como objetivo descrever o papel do nitrogênio e as alterações na sua ciclagem devido aos processos de mudança do uso da terra ocorridos no Antropoceno em áreas de florestas tropicais nativas e plantações de eucalipto no Brasil. |
Thesagro: |
Ciclo do Nitrogênio; Eucalipto; Floresta Tropical. |
Thesaurus Nal: |
Eucalyptus; nitrogen cycle; tropical forests. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
LEADER 01719naa a2200253 a 4500 001 2108567 005 2019-04-29 008 2018 bl --- 0-- u #d 100 1 $aSILVA, J. J. N. da 245 $aCiclagem de nitrogênio em florestas tropicais e plantações de eucalipto no Brasil no Antropoceno.$h[electronic resource] 260 $c2018 520 $aO nitrogênio é um macronutriente essencial para o funcionamento do metabolismo dos seres vivos. Porém, devido às mudanças que o planeta vem passando no Antropoceno a ciclagem do nitrogênio vem sendo alterada. O desmatamento aliado às mudanças do uso do solo são os principais responsáveis pela alteração da sua ciclagem. As emissões de gases de efeito estufa como do N2O foram aumentadas em virtude desse desmatamento e das inadequadas práticas de manejo do solo, e isso acabou contribuindo para que essas mudanças na ciclagem do nitrogênio ocorressem. Visto a importância do nitrogênio e das alterações que ele vem passando nas últimas décadas, este trabalho de revisão tem como objetivo descrever o papel do nitrogênio e as alterações na sua ciclagem devido aos processos de mudança do uso da terra ocorridos no Antropoceno em áreas de florestas tropicais nativas e plantações de eucalipto no Brasil. 650 $aEucalyptus 650 $anitrogen cycle 650 $atropical forests 650 $aCiclo do Nitrogênio 650 $aEucalipto 650 $aFloresta Tropical 700 1 $aMELLO, W. Z. de 700 1 $aRODRIGUES, R. de A. R. 700 1 $aALVES, B. J. R. 700 1 $aSOUZA, P. A. de 700 1 $aCONCEIÇÃO, M. C. G. da 773 $tRevista Virtual de Química$gv. 10, n. 6, p. 1792-1808, nov./dez. 2018.
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Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
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Volume |
Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Florestas. Para informações adicionais entre em contato com cnpf.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
15/03/2010 |
Data da última atualização: |
24/02/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 4 |
Autoria: |
BONIN, E. F.; FRITZSONS, E.; CORREA, A. P. A. |
Afiliação: |
ELAINE FRITZSONS BONIN, FACULDADE DE AMERICANA; ELENICE FRITZSONS, CNPF; ANA PAULA ARAUJO CORREA, ESTUDANTE GRADUAÇÃO UNIANDRADE. |
Título: |
Estudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior. |
Ano de publicação: |
2010 |
Fonte/Imprenta: |
Educação Ambiental em Ação, n. 31, 2010. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. |
Thesagro: |
Educação Ambiental. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01839naa a2200157 a 4500 001 1661217 005 2015-02-24 008 2010 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aBONIN, E. F. 245 $aEstudo da percepção ambiental de alunos do curso de administração de duas instituições de ensino superior.$h[electronic resource] 260 $c2010 520 $aA percepção ambiental pode ser compreendida como a tomada de consciência dos problemas relacionados ao meio arrbiente e á forma como os individuos o percebem, compreendem e interagem com ele, sendo esta tomada de consciência fundamental para proteção do meio ambiente. Partindo desta premissa, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente a percepção arrbiental de alunos do Curso de Administração de duas faculdades (FAM e FAMEC), em duas cidades distintas, por meio de um questionário e com auxilio de testes estatísticos. Os resultados revelaram que houve grande similaridade nas respostas dos alunos, com forte grau de correlação na maioria das respostas, o que pode ser justificado pelo fato de que as duas cidades apresentam uma boa qualidade de vida e intenso desenvolvimento industrial. A pesquisa revelou que as campanhas de coleta seletiva de lixo, ao longo do tempo, tiveram sucesso nestas cidades, pois foram incorporadas aos hábitos dos alunos. Há também interesse, por parte dos alunos, pela discussão de temas arrbientais em sala de aula, e que isto é compreendido por eles como uma forma de minimizar a degradação ambiental, uma vez que leva a uma maior conscientização dos individuos e da sociedade. A pesquisa concluiu, portanto, que a integralização de temas ambientais nos curriculos. 650 $aEducação Ambiental 700 1 $aFRITZSONS, E. 700 1 $aCORREA, A. P. A. 773 $tEducação Ambiental em Ação$gn. 31, 2010.
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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