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83. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | FERREIRA, T.; CREMONESI, M. V; SÁTIRO, N. de O.; CUNHA, L.; BROWN, G. G. Influência dos diversos componentes da terra preta de índio na produção de milho. In: REUNIÃO PARANAENSE DE CIÊNCIA DO SOLO, 6., 2019, Ponta Grossa. Trabalhos... Ponta Grossa: UEPG; [Curitiba]: SBCS, Núcleo Estadual Paraná, 2019. 4 p. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
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86. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | BUENO, M. S.; CUNHA, L. E. da; SANTOS, L. E. dos. Santa Inês sheep breed in the intensive lamb meat production in the Southeast region of Brazil. In: GLOBAL CONFERENCE ON CONSERVATION OF DOMESTIC ANIMAL GENETIC RESOURCES, 5., 2000, Brasília, DF. Proceedings... Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2000. 1 CD-ROM. (Embrapa Genetic Resources and Biotechnology, Document, 49). Biblioteca(s): Embrapa Caprinos e Ovinos. |
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87. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CUNHA, L. R.; DOREA, J. G.; SOUZA, J. R.; CASTRO, C. S. P. Desenvolvimento e validação de método eletroquímico para determinação de Zn, Pb E Cd em formulações infantis comercializadas no DF. In : ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 12., 2007, Brasília, DF. Anais: resumos dos trabalhos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007. p. 65. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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91. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CUNHA, L. S.; MADRUGA, C. R.; LOPES, S. C. P.; FARIAS, T. A.; TOZETTI, I. A. Detecção de conglutinina bovina no timo por técnica de imunohistoquímica. In: JORNADA CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE CORTE, 2., 2006, Campo Grande, MS. Anais [da]... 2. ed. Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2006. 1 p. 1 CD-ROM. CNPGC. Biblioteca(s): Embrapa Gado de Corte. |
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94. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CUNHA, L. C. V. da; RESENDE, R, de O.; NAGATA, T.; INOUE-NAGATA, A. K. Distinct features of pepper yellow mosaic vírus isolates from tomato and sweetpepper. Brasília, Fitopatologia Brasileira, v. 29, n. 6, p. 663-667, maio/jun. 2004. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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95. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CARVALHO, G. M. C.; MENDES, A.; GOMES, A.; CUNHA, L.; NASCIMENTO, A.; SILVA, L.; MACHADO, F. Avaliação da tolerância ao calor em novilhas curraleiro Pé-duro, Nelore e seus cruzamentos no Estado do Piauí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 4., 2016, Curitiba. Recursos genéticos no Brasil: a base para o desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2016. p. 46. Biblioteca(s): Embrapa Meio-Norte. |
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99. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | CUNHA, L. C. V.; NAGATA, T.; RESENDE, R. O.; INOUE-NAGATA, A. K. Biological, serological and genomic characteristics of a potyvirus isolated from tomato in Brazil. Virus Reviews & Research, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 154- 155, 2001. Resumo. Suplemento 1. Trabalho apresentado no 12º National Meeting of Virology, 4º Mercusul Meeting of Virology, Caldas Novas, 2001. Biblioteca(s): Embrapa Hortaliças. |
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100. | ![Imagem marcado/desmarcado](/consulta/web/img/desmarcado.png) | Cunha, L. R.; Dorea, J. G.; Souza, J. R.; Castro, C. S. P. Avaliação da qualidade do leite comercializado no Distrito Federal por voltametria de redisolução anódica. In: ENCONTRO DO TALENTO ESTUDANTIL DA EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS E BIOTECNOLOGIA, 13., 2008, Brasília, DF. Anais: resumos dos trabalhos. Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008. Resumo 001. p. 37. Biblioteca(s): Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
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Registros recuperados : 214 | |
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![](/consulta/web/img/deny.png) | Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
11/12/2023 |
Data da última atualização: |
12/12/2023 |
Tipo da produção científica: |
Resumo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SANTOS, E.; CARVALHO, I. C.; AYRES, E. M. M.; HIDALGO CHÁVEZ, D. W.; CUNHA, L.; DELIZA, R.; FERNANDES, T. E. |
Afiliação: |
ELIANA SANTOS, UNIRIO; ISABELLA CICHON CARVALHO, UNIRIO; ELLEN M MENEZES AYRES, UNIRIO; DAVY WILLIAM HIDALGO CHÁVEZ, UFRRJ; LUÍS CUNHA, Universidade do Porto; ROSIRES DELIZA, CTAA; THAÍS ENGELKE FERNANDES, UNIRIO. |
Título: |
Percepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Pôster 166115; SLACAN. |
Conteúdo: |
Com o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. MenosCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a conf... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Plant based; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Consumidor. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03049nam a2200229 a 4500 001 2159500 005 2023-12-12 008 2023 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSANTOS, E. 245 $aPercepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal.$h[electronic resource] 260 $aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoá$c2023 500 $aPôster 166115; SLACAN. 520 $aCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. 650 $aConsumidor 653 $aPlant based 653 $aSustentabilidade 700 1 $aCARVALHO, I. C. 700 1 $aAYRES, E. M. M. 700 1 $aHIDALGO CHÁVEZ, D. W. 700 1 $aCUNHA, L. 700 1 $aDELIZA, R. 700 1 $aFERNANDES, T. E.
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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