03049nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024501040007526002480017950000280042752021950045565000150265065300160266565300210268170000200270270000200272270000270274270000140276970000150278370000210279821595002023-12-12 2023 bl uuuu u00u1 u #d1 aSANTOS, E. aPercepção de consumidores sobre alimentos substitutos de proteína animal.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoác2023 aPôster 166115; SLACAN. aCom o avanço das preocupações com saúde, sustentabilidade e bem-estar animal por parte dos consumidores, o mercado têm lançado cada vez mais produtos alternativos à proteína animal. Dentre essas alternativas, destacam-se bebidas vegetais e análogos a carne que são produzidos à base de vegetais como grãos, leguminosas e oleaginosas. Objetivou-se avaliar a percepção em relação a esses alimentos destacados, explorando a intenção de compra dos consumidores frente à categoria. A metodologia do Grupo Focal com consumidores adultos (n=53) de ambos os sexos, de padrões dietéticos variados foi utilizada. Durante as sessões, embalagens de bebidas vegetais e alimentos análogos a carne, foram apresentadas aos consumidores e estes emitiram suas opiniões e intenção de compra. Um questionário para classificação do estado socioeconômico foi aplicado ao final. As sessões foram gravadas e transcritas através do software Transkriptor®. Um relatório foi gerado e posteriormente processado através do software qualitativo IRaMuTeQ. Os resultados revelaram que: pessoas que não restringem alimentos de origem animal possuem maior tendência a consumir apenas bebidas vegetais, apontadas positivamente por esses consumidores devido às alegações nutricionais e número reduzido de ingredientes declarados nas embalagens. Em contrapartida, os análogos à carne não foram tão bem aceitos por consumidores onívoros, apresentando associações negativas como alta semelhança aos produtos tradicionais, que levam a confusão durante a escolha. Do contrário, consumidores vegetarianos reportaram a oferta desses produtos como uma necessidade da categoria. Observou-se que vegetarianos associam esses produtos ao afetivo pois remetem a lembranças e julgam importante para uma transição de padrão alimentar. Quanto à embalagem, os vegetarianos demonstraram preferir imagens que lembram alimentos tradicionais de origem animal. Já os veganos se mostraram menos propensos a incluir produtos industrializados em sua dieta, sendo estes percebidos negativamente devido ao nível de processamento e considerados não saudáveis para uma alimentação equilibrada. aConsumidor aPlant based aSustentabilidade1 aCARVALHO, I. C.1 aAYRES, E. M. M.1 aHIDALGO CHÁVEZ, D. W.1 aCUNHA, L.1 aDELIZA, R.1 aFERNANDES, T. E.