Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  29/08/1997
Data da última atualização:  29/08/1997
Autoria:  SALIS, S. M.; MATTOS, P. P. de.
Afiliação:  EMBRAPA. Centro de Pesquisa Agropecuaria do Pantanal (Corumba, MS).
Título:  Sapling growth of native trees in Nhecolandia sub-region, Pantanal Mato-Grossense, Corumba, MS.
Ano de publicação:  1992
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ECOLOGIA, 2.; CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 1., 1992, Caxambu. Resumos... [S.l.]: Sociedade de Ecologia do Brasil, 1992.
Páginas:  p.347
Idioma:  Inglês
Conteúdo:  The Pantanal economy is based on beef cattle ranching, where the most utilized natural resource are native pastures. The "cordilheiras" (ancient levees, covered with vegetation such as "cerrado" and "cerradao" woodland, semi-deciduous forest and gallery forest) are used mainly as animal refuges in the flood season, and as source of wood for maintainance of the ranches. Recently there have been changes in the traditional production system, such as planting of cultivated pastures on "cordilheiras" areas, and the subdivision of pastures. These pratices have increased both seelctive and non-selective deforestation. This has raised serious concerns since the best management that should be used is yet unknow. Basic information on the botanical community is necessary to define a forest management plan in conservation principles. Forest regeneration involves recruitment, survival and growth of a large number of species which may differ in growth form and in the roles played in this process. Resprouting is common in tropical trees, but severe fire may substantially reduce this, altering also the seed bank, so regeneration will depend on immigration. Regeneration by seedlings may be more important than through seed banks for some tropical trees, as seeds suffer high predation and deterioriation. The objective of this work to study sapling growth of seven species which are commonly used for fence poles in the Pantanal.
Palavras-Chave:  Arvore nativa; Growth; Mato Grosso; Native trees; Nhecolandia.
Thesagro:  Botânica; Crescimento; Flora.
Thesaurus Nal:  botany; Pantanal.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPAP34771 - 1UPCPL - --574.5C749r574.5
Voltar






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br.

Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Pantanal.
Data corrente:  01/11/2011
Data da última atualização:  19/02/2013
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; BORSATO, A. V.
Afiliação:  ALDALGIZA INES CAMPOLIN, CPAP; ALBERTO FEIDEN, CPAP; AURELIO VINICIUS BORSATO, CPAP.
Título:  Educação no campo e formação de professores: a agroecologia como princípio educativo.
Ano de publicação:  2011
Fonte/Imprenta:  In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011.
Descrição Física:  CD ROM.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Nos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia.
Thesagro:  Educação Ambiental.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Pantanal (CPAP)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CPAP58255 - 1UPCSP - PPSP1752617526
Fechar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional