01802naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500950008026000090017530000120018452012600019665000250145670000150148170000190149677301170151519046412013-02-19 2011 bl --- 0-- u #d1 aCAMPOLIN, A. I. aEducação no campo e formação de professoresba agroecologia como princípio educativo. c2011 cCD ROM. aNos últimos anos o município de Corumbá-MS, desenvolveu um programa para a formação de professores de escolas campo, procurando atender ao princípio da educação no campo que incluí os elementos terra, o ambiente e a sua relação com o cosmos, democracia, resistência e luta pela terra, assim como as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, científicas e tecnológicas. Pesquisadores da Embrapa Pantanal contribuíram com a discussão de agricultura famíliar, agroecologia e assuntos relativos a vida camponesa. Um questionário foi aplicado aos 84 professores participantes de um ciclo de palestras em 2009. Perguntamos: O que você entende para agroecologia? Os resultados mostraram que 86% deles associaram agroecologia com agricultura sustentável. Isso pode ser reflexo das ações desenvolvidas pelos pesquisadores tanto nas escolas como nos encontros de Educação do Campo organizados pela Secretaria de Educação do município. Indica ainda a importância que os professores vêem dando às questões ambientais a partir da inclusão destas nas políticas públicas e parâmetros curriculares da educação nacional. Somente 7,1% dos docentes demonstraram não ter conhecimento nem aproximado do que seja agroecologia. aEducação Ambiental1 aFEIDEN, A.1 aBORSATO, A. V. tIn: SEMINÁRIO INTERNACIONAL CAMPO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, 1., 2011, Dourados. Anais... Dourados: UFGD, 2011.