|
|
Registros recuperados : 305 | |
138. | | LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V. V.; ASSIS, R. L. de. Escola familiar agrícola do Jacaré: promovendo desenvolvimento sustentável no Semiárido mineiro Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 20 SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
139. | | LIMA, V. C. S.; ASSIS, R. L. de; AQUINO, A. M. de; BORBA, M. F. S. Endogenous territorial development in mountain environments: the case of the territory of the Alto Camaquã, Brazil In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN MOUNTAIN REGIONS, 1., 2016, Bragança, Portugal. Mountain 2016: book of abstracts... Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
140. | | LIMA, V. C. S.; ASSIS, R. L. de; AQUINO, A. M. de; BORBA, M. F. S. Endogenous territorial development in mountain environments: the case of the territory of the Alto Camaquã, Brazil. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON RESEARCH FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT IN MOUNTAIN REGIONS, 1., 2016, Bragança, Portugal. Mountain 2016: book of abstracts. Bragança: Instituto Politécnico de Bragança, 2016. p. 172. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
| |
Registros recuperados : 305 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
24/11/2015 |
Data da última atualização: |
24/11/2015 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
LIMA, V. C. S.; SILVA, V. V.; ASSIS, R. L. de. |
Afiliação: |
UFRRJ; PUC RJ; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB. |
Título: |
A pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo: estudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Publicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 |
Conteúdo: |
A pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável. |
Palavras-Chave: |
Agroecologia. |
Thesagro: |
Educação Agrícola; Extensão Rural. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://www.aba-agroecologia.org.br/revistas/index.php/cad/article/view/16482/10468
|
Marc: |
LEADER 01890naa a2200193 a 4500 001 2029425 005 2015-11-24 008 2014 bl --- 0-- u #d 100 1 $aLIMA, V. C. S. 245 $aA pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campo$bestudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) 260 $c2014 500 $aPublicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 520 $aA pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável. 650 $aEducação Agrícola 650 $aExtensão Rural 653 $aAgroecologia 700 1 $aSILVA, V. V. 700 1 $aASSIS, R. L. de 773 $tIn: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|