01890naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501470007926000090022650000700023552009120030565000250121765000200124265300170126270000170127970000200129677303800131620294252015-11-24 2014 bl --- 0-- u #d1 aLIMA, V. C. S. aA pedagogia da alternância como precursora de sustentabilidade no campobestudo de caso na Escola família agrícola de Jacaré - itinga (MG) c2014 aPublicado também em: Cadernos de Agroecologia, v. 9, n. 4, 2014 aA pedagogia da alternância surgiu na década de 1930 na França, como tentativa de efetivar uma política educativa, que oportunizasse o jovem do campo a permanecer na área rural. O objetivo geral deste relato é descrever as práticas ludopedagógicas agrícolas sustentáveis desenvolvidas pela Escola Família Agrícola de Jacaré - Itinga (MG). A escola adota os princípios da Agroecologia como precursores de suas atividades, utilizando a interdisciplinaridade para efetivar as relações homem-natureza traçando uma interface com os aspectos sociais, ambientais, econômicos e culturais da região. Constatou-se, que a Escola Família Agrícola de Jacaré e sua pedagogia da alternância são ferramentas preciosas na promoção de uma extensão rural diferenciada e eficiente, que ao mesmo tempo seja capaz de valorizar a cultura e o saber popular e promover o desenvolvimento rural sustentável. aEducação Agrícola aExtensão Rural aAgroecologia1 aSILVA, V. V.1 aASSIS, R. L. de tIn: SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DA AMÉRICA DO SUL, 1; SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL, 5.; ENCONTRO DE PRODUTORES AGROECOLOGICOS DE MATO GROSSO DO SUL, 4.; SEMINÁRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS EM BASES AGROECOLOGICA DE MATO GROSSO DO SUL, 1, 2014, Dourados. Avanços e desafios em agroecologia: onde e como precisamos chegar: anais. Dourados: Embrapa, 2014.