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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Territorial. |
Data corrente: |
13/02/2023 |
Data da última atualização: |
10/05/2024 |
Tipo da produção científica: |
Autoria/Organização/Edição de Livros |
Autoria: |
CRISCUOLO, C. (ed.). |
Afiliação: |
CRISTINA CRISCUOLO, CNPM. |
Título: |
Atlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
Brasília, DF: Embrapa, 2024. |
Páginas: |
223 p. |
ISBN: |
978-65-5467-033-3 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
ODS 4. |
Conteúdo: |
A parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. MenosA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em su... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Educação infanto-juvenil; Geotecnologias; Selo ODS 4; Turismo rural. |
Thesagro: |
Agricultura; Geografia; Meio Ambiente. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/266358/1/6095.pdf
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Marc: |
LEADER 03094nam a2200229 a 4500 001 2151714 005 2024-05-10 008 2024 bl uuuu 00u1 u #d 020 $a978-65-5467-033-3 100 1 $aCRISCUOLO, C. 245 $aAtlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista.$h[electronic resource] 260 $aBrasília, DF: Embrapa$c2024 300 $a223 p. 500 $aODS 4. 520 $aA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. 650 $aAgricultura 650 $aGeografia 650 $aMeio Ambiente 653 $aEducação infanto-juvenil 653 $aGeotecnologias 653 $aSelo ODS 4 653 $aTurismo rural
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Registro original: |
Embrapa Territorial (CNPM) |
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Biblioteca |
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Status |
URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Gado de Leite. Para informações adicionais entre em contato com cnpgl.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Caprinos e Ovinos; Embrapa Gado de Leite. |
Data corrente: |
09/11/2022 |
Data da última atualização: |
09/11/2022 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
A - 2 |
Autoria: |
DIAS, J. H.; GONÇALVES, J. D.; ARRAIS, A. M.; BATISTA, R. I. T. P.; SOUZA-FABJAN, J. M. G.; BASTOS, R.; SIQUEIRA, L. G. B.; OLIVEIRA, M. E. F.; FONSECA, J. F. da. |
Afiliação: |
Universidade Federal de Viçosa; Universidade Estadual Paulista; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Universidade Federal Fluminense; Universidade Federal Fluminense; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; LUIZ GUSTAVO BRUNO SIQUEIRA, CNPGL; Universidade Estadual Paulista; JEFERSON FERREIRA DA FONSECA, CNPC. |
Título: |
Single dose of 300 IU hCG in the early luteal phase in superovulated ewes: Effects on corpora lutea, progesterone profile, and embryo recovery. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Animal Reproduction Science, v. 247, 107101, 2022. |
DOI: |
https://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2022.107101 |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
This study aimed to evaluate the effects of hCG treatment during the early luteal phase on ovarian function, progesterone profile, and embryo yield in superovulated ewes. Superovulated sheep were randomly assigned to receive 300 IU hCG i.m. (GhCG, n = 24) or not (GControl, n = 25) at 96 h after the removal of the progesterone (P4) device (D13). Non-surgical embryo recovery (NSER) was performed eight days after P4 withdrawal. Ultrasound evaluations were performed on D13, D14, D16, and D17. Blood samples were collected on D14, D16, and D17. Superovulation scores were recorded based on the number of corpora lutea (CL) as follows: 1 (≤ 2), 2 (3−5), 3 (6−8), and 4 (≥ 9). NSER efficiency, superovulation response, and luteal tissue area were similar in both groups (P > 0.05). Structural luteolysis tended to be higher in GControl (P = 0.07; 47.0 %) while functional luteolysis was similar in both groups (P > 0.05; 0.0 % and 5.9 %). The recovery rate was greater (P < 0.05) in GhCG (89.8 %) compared with GControl (71.0 %), with similar overall ova/embryo numbers observed for both groups (P > 0.05). GhCG showed a higher concentration of animals with a superovulatory response score of 4 (54.5 %; P < 0.05) compared with the lowest scores. Plasma progesterone on D16 was higher (P < 0.05) in GhCG ewes (11.1 ± 1.5 vs 6.9 ± 1.5 ng/mL). In conclusion, the hCG treatment improved circulating P4 and embryo recovery rate, tended to maintain luteal functionality, and thus constitutes an additional tool for improving embryo yield in superovulated ewes. MenosThis study aimed to evaluate the effects of hCG treatment during the early luteal phase on ovarian function, progesterone profile, and embryo yield in superovulated ewes. Superovulated sheep were randomly assigned to receive 300 IU hCG i.m. (GhCG, n = 24) or not (GControl, n = 25) at 96 h after the removal of the progesterone (P4) device (D13). Non-surgical embryo recovery (NSER) was performed eight days after P4 withdrawal. Ultrasound evaluations were performed on D13, D14, D16, and D17. Blood samples were collected on D14, D16, and D17. Superovulation scores were recorded based on the number of corpora lutea (CL) as follows: 1 (≤ 2), 2 (3−5), 3 (6−8), and 4 (≥ 9). NSER efficiency, superovulation response, and luteal tissue area were similar in both groups (P > 0.05). Structural luteolysis tended to be higher in GControl (P = 0.07; 47.0 %) while functional luteolysis was similar in both groups (P > 0.05; 0.0 % and 5.9 %). The recovery rate was greater (P < 0.05) in GhCG (89.8 %) compared with GControl (71.0 %), with similar overall ova/embryo numbers observed for both groups (P > 0.05). GhCG showed a higher concentration of animals with a superovulatory response score of 4 (54.5 %; P < 0.05) compared with the lowest scores. Plasma progesterone on D16 was higher (P < 0.05) in GhCG ewes (11.1 ± 1.5 vs 6.9 ± 1.5 ng/mL). In conclusion, the hCG treatment improved circulating P4 and embryo recovery rate, tended to maintain luteal functionality, and thus co... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
NSER. |
Thesagro: |
Corpo Lúteo; Embrião; Ovelha; Ovino; Reprodução Animal; Superovulação. |
Thesaurus NAL: |
Animal reproduction; Corpus luteum; Embryo (animal); Sheep; Superovulation. |
Categoria do assunto: |
L Ciência Animal e Produtos de Origem Animal |
Marc: |
LEADER 02710naa a2200373 a 4500 001 2148143 005 2022-11-09 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 024 7 $ahttps://doi.org/10.1016/j.anireprosci.2022.107101$2DOI 100 1 $aDIAS, J. H. 245 $aSingle dose of 300 IU hCG in the early luteal phase in superovulated ewes$bEffects on corpora lutea, progesterone profile, and embryo recovery.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aThis study aimed to evaluate the effects of hCG treatment during the early luteal phase on ovarian function, progesterone profile, and embryo yield in superovulated ewes. Superovulated sheep were randomly assigned to receive 300 IU hCG i.m. (GhCG, n = 24) or not (GControl, n = 25) at 96 h after the removal of the progesterone (P4) device (D13). Non-surgical embryo recovery (NSER) was performed eight days after P4 withdrawal. Ultrasound evaluations were performed on D13, D14, D16, and D17. Blood samples were collected on D14, D16, and D17. Superovulation scores were recorded based on the number of corpora lutea (CL) as follows: 1 (≤ 2), 2 (3−5), 3 (6−8), and 4 (≥ 9). NSER efficiency, superovulation response, and luteal tissue area were similar in both groups (P > 0.05). Structural luteolysis tended to be higher in GControl (P = 0.07; 47.0 %) while functional luteolysis was similar in both groups (P > 0.05; 0.0 % and 5.9 %). The recovery rate was greater (P < 0.05) in GhCG (89.8 %) compared with GControl (71.0 %), with similar overall ova/embryo numbers observed for both groups (P > 0.05). GhCG showed a higher concentration of animals with a superovulatory response score of 4 (54.5 %; P < 0.05) compared with the lowest scores. Plasma progesterone on D16 was higher (P < 0.05) in GhCG ewes (11.1 ± 1.5 vs 6.9 ± 1.5 ng/mL). In conclusion, the hCG treatment improved circulating P4 and embryo recovery rate, tended to maintain luteal functionality, and thus constitutes an additional tool for improving embryo yield in superovulated ewes. 650 $aAnimal reproduction 650 $aCorpus luteum 650 $aEmbryo (animal) 650 $aSheep 650 $aSuperovulation 650 $aCorpo Lúteo 650 $aEmbrião 650 $aOvelha 650 $aOvino 650 $aReprodução Animal 650 $aSuperovulação 653 $aNSER 700 1 $aGONÇALVES, J. D. 700 1 $aARRAIS, A. M. 700 1 $aBATISTA, R. I. T. P. 700 1 $aSOUZA-FABJAN, J. M. G. 700 1 $aBASTOS, R. 700 1 $aSIQUEIRA, L. G. B. 700 1 $aOLIVEIRA, M. E. F. 700 1 $aFONSECA, J. F. da 773 $tAnimal Reproduction Science$gv. 247, 107101, 2022.
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Registro original: |
Embrapa Gado de Leite (CNPGL) |
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