03094nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000180008224500970010026000330019730000110023050000110024152024810025265000160273365000140274965000180276365300310278165300190281265300150283165300180284621517142024-05-10 2024 bl uuuu 00u1 u #d a978-65-5467-033-31 aCRISCUOLO, C. aAtlas escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista.h[electronic resource] aBrasília, DF: Embrapac2024 a223 p. aODS 4. aA parceria que deu origem ao Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul foi iniciada no ano 2017. Na ocasião, a Embrapa Territorial, a Prefeitura da Estância Turística de Monte Alegre do Sul e a Associação Pró-Memória de Monte Alegre do Sul uniram esforços para desenvolver o projeto e contribuir para a formação dos estudantes do município e de toda a região do Circuito das Águas Paulista. Para elaborar o material voltado ao ensino fundamental II (6º ao 9º ano), a equipe buscou orientações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em outros documentos de referência normativos para as redes de ensino brasileiras. Este Atlas contempla uma série de conteúdos relacionados ao município e à região na qual está inserido, e configura-se em uma fonte de informação sobre o espaço de vivência dos alunos. O eixo temático deste Atlas foi definido de forma participativa com professores e demais agentes educacionais de Monte Alegre do Sul. Buscou-se relatar aspectos da formação territorial do município, baseados nos diversos ciclos econômicos e nas características ambientais da região, onde a agropecuária e posteriormente o turismo contribuíram para formar a identidade sociocultural dos habitantes e da paisagem local. Este Atlas é um recurso que busca maior conexão entre os temas definidos como eixo temático e o currículo escolar. Sobre as conexões possíveis entre os eixos temáticos e os conceitos tratados no ensino fundamental, têm destaque: o conhecimento transversal derivado da Ciência, em suas mais diferentes áreas de atuação; a oportunidade de analisar o espaço em diferentes escalas e níveis territoriais, nos quais o local de vivência dos alunos se insere; a noção de que as atividades humanas se materializam em âmbito local e, portanto, todos devem conhecer melhor o ambiente em que vivem e que ajudam a construir; o conceito de território e suas especializações, voltadas às lógicas do mercado; a paisagem e seus elementos, formados no presente e no passado, que se sobrepõem e se integram em um conjunto de objetos que podem ser vistos e interpretados de forma crítica. Tais conexões são pesquisadas desde 2009 pela equipe do Projeto GeoAtlas, da Embrapa Territorial. A equipe também publicou o Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas, que serviu como referência metodológica para a adaptação e elaboração do Atlas Escolar de Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista. aAgricultura aGeografia aMeio Ambiente aEducação infanto-juvenil aGeotecnologias aSelo ODS 4 aTurismo rural