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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
26/02/2010 |
Data da última atualização: |
26/02/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
AMORIM, A. C. L.; HOVELL, A. M. C.; PINTO, A. C.; EBERLIN, M. N.; ARRUDA, N. P.; PEREIRA, E. J.; BIZZO, H. R.; CATHARINO, R. R.; MORAIS FILHO, Z. B.; REZENDE, C. M. |
Afiliação: |
ANA CAROLINA L. AMORIM, UFRJ; ANA MARIA C. HOVELL, UFRJ; ANGELO C. PINTO, UFRJ; MARCOS N. EBERLIN, UNICAMP; NEUSA P. ARRUDA, UFRJ; ELENILDA J. PEREIRA, UFRJ; HUMBERTO RIBEIRO BIZZO, CTAA; RODRIGO R. CATHARINO, UNICAMP; ZENILDO B. MORAIS FILHO, UFRJ; CLAUDIA M. REZENDE, UFRJ. |
Título: |
Green and roasted arabica coffees differentiated by ripeness, process and cup quality via electrospray ionization mass spectrometry fingerprinting. |
Ano de publicação: |
2009 |
Fonte/Imprenta: |
Journal of the Brazilian Chemical Society, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 313-321, 2009. |
Idioma: |
Inglês |
Conteúdo: |
A habilidade da técnica de espectrometria de massas com infusão direta e ionização por eletronebulização (IES-EM), nos modos de íons positivos e negativos, foi avaliada na diferenciação de cafés Arábica verdes e torrados e com diferentes estágios de amadurecimento (verde, maduro e passado), processo pós-colheita (seco, úmido e semi-úmido) e cafés classificados por prova de xícara. No modo negativo, a análise dos cafés verdes mostrou que os íons correspondentes aos ácidos graxos e ácidos clorogênicos desprotonados são os mais importantes para a discriminação da maturidade. No modo positivo, a maturidade é diferenciada através de íons correspondentes a cafeína, ácidos clorogênicos protonados e adutos de K+ de ácidos graxos. Na diferenciação da pós-colheita, em ambos os modos de ionização, são mais importantes os íons correspondentes aos ácidos graxos, ácidos clorogênicos, açúcares e ácidos carboxílicos formados da fermentação. Cafés Arábica torrados também são discriminados com eficiência. No modo negativo, são importantes os íons correspondentes aos ácidos clorogênicos e ácidos orgânicos de cadeia curta, derivados de açúcares. No modo positivo, a discriminação é realizada por íons de baixa m/z tais como piridina e alquil piridinas protonadas, formadas através da degradação da trigonelina. Ambos os IES(+)-EM e IES(-)-EM são capazes de discriminar diferentes cafés Arábica torrados classificados por prova de xícara e os íons que permitem esta diferenciação são os mesmos descritos para a maturidade e processos pós-colheita. MenosA habilidade da técnica de espectrometria de massas com infusão direta e ionização por eletronebulização (IES-EM), nos modos de íons positivos e negativos, foi avaliada na diferenciação de cafés Arábica verdes e torrados e com diferentes estágios de amadurecimento (verde, maduro e passado), processo pós-colheita (seco, úmido e semi-úmido) e cafés classificados por prova de xícara. No modo negativo, a análise dos cafés verdes mostrou que os íons correspondentes aos ácidos graxos e ácidos clorogênicos desprotonados são os mais importantes para a discriminação da maturidade. No modo positivo, a maturidade é diferenciada através de íons correspondentes a cafeína, ácidos clorogênicos protonados e adutos de K+ de ácidos graxos. Na diferenciação da pós-colheita, em ambos os modos de ionização, são mais importantes os íons correspondentes aos ácidos graxos, ácidos clorogênicos, açúcares e ácidos carboxílicos formados da fermentação. Cafés Arábica torrados também são discriminados com eficiência. No modo negativo, são importantes os íons correspondentes aos ácidos clorogênicos e ácidos orgânicos de cadeia curta, derivados de açúcares. No modo positivo, a discriminação é realizada por íons de baixa m/z tais como piridina e alquil piridinas protonadas, formadas através da degradação da trigonelina. Ambos os IES(+)-EM e IES(-)-EM são capazes de discriminar diferentes cafés Arábica torrados classificados por prova de xícara e os íons que permitem esta diferenciação são os mesmos descrito... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Amadurecimento; Café arábica; Espectrometria de massa. |
Thesagro: |
Pós-Colheita. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
URL: |
https://jbcs.sbq.org.br/jbcs/2009/vol20_n2/16-08479AR.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
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Registro |
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URL |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agricultura Digital. Para informações adicionais entre em contato com cnptia.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agricultura Digital. |
Data corrente: |
16/12/2014 |
Data da última atualização: |
08/01/2020 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
SOUZA, M. I. F.; AMARAL, S. F. do. |
Afiliação: |
MARCIA IZABEL FUGISAWA SOUZA, CNPTIA; SERGIO FERREIRA DO AMARAL, FE/Unicamp. |
Título: |
Microconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvel: proposta de modelo de produção baseado nas linguagens híbridas. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: BENEVENUTO JÚNIOR, A. (Org.). Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências. Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013. |
Páginas: |
p. 127-143. |
ISBN: |
978-85-64916-03-6 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Relato de pesquisa de natureza teórica e conceitual. Discorre sobre tecnologias e dispositivos móveis, aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Traz contribuição teórica para a formulação de um modelo de produção de microconteúdo educacional, baseado nas matrizes da linguagem e pensamento, de Lucia Santaella. |
Palavras-Chave: |
Aprendizagem com mobilidade; Dispositivos móveis; Hipermídia; Matrizes da linguagem e pensamento; Microconteúdo educacional; Tecnologias móveis. |
Thesaurus NAL: |
Learning. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
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Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA) |
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