01748naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006010000200008224501550010226000090025730000160026652008540028265000130113665300320114965300250118165300160120665300390122265300310126165300240129270000210131677301690133720026402020-01-08 2013 bl uuuu u00u1 u #d a978-85-64916-03-61 aSOUZA, M. I. F. aMicroconteúdo para ambiente virtual de aprendizagem móvelbproposta de modelo de produção baseado nas linguagens híbridas.h[electronic resource] c2013 ap. 127-143. aRelato de pesquisa de natureza teórica e conceitual. Discorre sobre tecnologias e dispositivos móveis, aprendizagem com mobilidade, microaprendizagem, microconteúdo e hipermídia, microconteúdo educacional e linguagens híbridas. Salienta os desafios relativos à introdução de dispositivos móveis nas práticas educacionais. Consideram-se as limitações físicas e a natureza fragmentada da interação móvel, sob as quais os microconteúdos sejam, ao mesmo tempo, acessíveis e dotados de elementos pedagógicos. Microconteúdo educacional é analisado sob a perspectiva da hipermídia, considerando-se o predomínio das linguagens híbridas nas mídias digitais. Traz contribuição teórica para a formulação de um modelo de produção de microconteúdo educacional, baseado nas matrizes da linguagem e pensamento, de Lucia Santaella. aLearning aAprendizagem com mobilidade aDispositivos móveis aHipermídia aMatrizes da linguagem e pensamento aMicroconteúdo educacional aTecnologias móveis1 aAMARAL, S. F. do tIn: BENEVENUTO JÚNIOR, A. (Org.). Conteúdos digitais e convergência tecnológica: prospecções, reflexões e experiências. Porto Alegre: Gastal & Gastal, 2013.