|
|
Registros recuperados : 142 | |
67. | | AMÂNCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R.; RIBEIRO, K. O.; TONIAZZO, R. C. Populações tradicionais e preservação ambiental no pantanal sul matogrossense: um dilema entre a promoção do ecodesenvolvimento ou criação de eco-vítimas. In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. 18 p. Disponível também no CD2008.00008. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
73. | | AMANCIO, C. O. da G.; COSTA, K. P. C.; ARRUDA, P.; ZERLOTTI, P. Zoneamento socioeconômico da população ribeirinha do Pantanal: Comunidade do Castelo, Corumbá, MS. SIMPÓSIO SOBRE RECURSOS NATURAIS E SOCIOECONÔMICOS DO PANTANAL, 5., 2010, Corumbá, MS. Anais... Corumbá: Embrapa Pantanal: UFMS; Campinas: ICS do Brasil, 2010. 1 CD-ROM SIMPAN 2010. Não Paginado. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
76. | | COSTA, K. P. C da; AMANCIO, C. O. da G.; ARRUDA, P. A. P. de; AMÂNCIO, R.; GARCIA, M. H. Aspectos sociais, econômicos e culturais de uma comunidade ribeirinha no Pantanal Sul Mato-grossense: a Barra do São Lourenço, Corumbá, MS. In: CONGRESSO LATINOAMERICANO DE SOCIOLOGIA RURAL, 8., 2010, Porto de Galinhas. Anais... Pernambuco: UFRPE, 2010. 13 p. Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
77. | | CERQUEIRA, M.; SILVA, L. S.; AMANCIO, R.; PEREIRA, T. C. G.; AMANCIO, C. O. da G.; BOTELHO, M. Juventude rural e agroecológica: uma confluência de saberes entre estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a juventude da Região Serrana do Rio de Janeiro. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020 Anais do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, São Cristóvão, Sergipe. Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
79. | | GAROFOLO, A. C. S.; AMANCIO, C. O. da G.; OLIVEIRA, J. T.; MEDEIROS, J.; MENDES JÚNIOR, E. Banco comunitário de sementes de adubos verdes: passos para a geração de capital social Cadernos de Agroecologia, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-5 Trabalho apresentado no IX Congresso Brasileiro de Agroecologia - Belém, 2015 Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
80. | | CARDOSO, I. M.; SOUSA, N. A. de; AGUIAR, M. V. de; DAMIGO, L.; AMANCIO, C. O. da G. Núcleos de agroecologia: tecendo redes de solidariedade, diversidade e resistência. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 13, n. Especial, p. 3-7, 2018. Biblioteca(s): Embrapa Agrobiologia. |
| |
Registros recuperados : 142 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Agrobiologia. |
Data corrente: |
26/10/2021 |
Data da última atualização: |
26/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 3 |
Autoria: |
BARROS NETO, L. R.; ASSIS, R. L. de; AMANCIO, C. O. da G. |
Afiliação: |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
Título: |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
Ano de publicação: |
2021 |
Fonte/Imprenta: |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. |
ISSN: |
1517-4999 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
Palavras-Chave: |
Educação alimentar; Práticas pedagógicas; Práticas sustentáveis. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/227220/1/artigo-projeto-horta-escolar.pdf
|
Marc: |
LEADER 01455naa a2200193 a 4500 001 2135592 005 2021-10-26 008 2021 bl uuuu u00u1 u #d 022 $a1517-4999 100 1 $aBARROS NETO, L. R. 245 $aTrajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas.$h[electronic resource] 260 $c2021 520 $aO objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens 653 $aEducação alimentar 653 $aPráticas pedagógicas 653 $aPráticas sustentáveis 700 1 $aASSIS, R. L. de 700 1 $aAMANCIO, C. O. da G. 773 $tRevista GeoPantanal$gv. 16 n. 30, 2021.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agrobiologia (CNPAB) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|