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Registros recuperados : 142 | |
3. | | AMANCIO, C. O. da G. Pescador prossional artesanal: o perigo real da sua extinção. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2009. 3 p. (Embrapa Pantanal. Artigo de Divulgação na Mídia, 134). Formato eletrônico. Disponível também em: Campo Grande News, Naviraí Notícias, Agronline, ZooNews, AgoraMS, Juridicobrasil.com.br, BBC News, Dourados informa, Folha de Dourados, Infobibos. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
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| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Pantanal. Para informações adicionais entre em contato com cpap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Pantanal. |
Data corrente: |
05/08/2008 |
Data da última atualização: |
11/03/2010 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso / Nota Técnica |
Autoria: |
AMÂNCIO, C. O. da G.; AMÂNCIO, R. |
Afiliação: |
Cristhiane Oiveira da Graça Amâncio, Embrapa Pantanal; Robson Amâncio, UFLA. |
Título: |
Educação popular e reflect-ação: contribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. |
Ano de publicação: |
2007 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007. |
Páginas: |
20 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Disponível também no CD2008.00008. |
Conteúdo: |
Este trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. MenosEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoder... Mostrar Tudo |
Categoria do assunto: |
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Marc: |
LEADER 02376naa a2200157 a 4500 001 1812717 005 2010-03-11 008 2007 bl --- 0-- u #d 100 1 $aAMÂNCIO, C. O. da G. 245 $aEducação popular e reflect-ação$bcontribuições desta abordagem para a reflexão sobre empoderamento e capital social em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte Pernambucana. 260 $c2007 300 $a20 p. 500 $aDisponível também no CD2008.00008. 520 $aEste trabalho se propõe a apresentar alguns resultados de um estudo sobre os efeitos da abordagem educacional "Reflect-action" (RA) em uma comunidade rural da zona da mata norte pernambucana ligadas a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Essa abordagem foi desenvolvida pela ong inglesa Actionaid e pelas instituições integrantes do Círculo Internacional Reflect-action (CIRAC) que no Brasil se faz representada pela Rede Reflect-ação de Pernambuco (rede RA-Pe) coordenada por integrantes do grupo de pesca e educação do Centro Josué de Castro. Esta abordagem está sendo utilizada de diferentes maneiras com os mesmos propósitos dentro destas duas comunidades em questão e conta com a participação efetiva da comunidade local. Enfatizamos aqui não o processo metodológico que é utilizado e sim as mudanças sociais observadas nesta comunidade como aquelas ligadas a participação social, fortalecimento dos laços de solidariedade e confiança e também do poder de expressão local do grupo quanto ao reconhecimento da sua condição social e de seus direitos. Partimos do pressuposto que o alicerce de processos de desenvolvimento onde a formação de capital social e o empoderamento dos sujeitos ativos estão entre os objetivos principais das atividades de intervenção comunitária não fazem uso de mecanismos pedagógicos tradicionais justificamos o interesse no reflect-ação. As conexões entre a educação popular proposta pro Paulo Freire e o surgimento e fortalecimento do capital social e também do empoderamento deste grupo está ligada diretamente a forma de intervenção que foi utilizada. 700 1 $aAMÂNCIO, R. 773 $tIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 45., 2007, Londrina. Conhecimentos para a agricultura do futuro. Brasília, DF: Sober; Londrina: Universidade Estadual de Londrina: IAPAR, 2007.
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Embrapa Pantanal (CPAP) |
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