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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Cerrados; Embrapa Roraima. |
Data corrente: |
23/01/2014 |
Data da última atualização: |
11/01/2017 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
MATTOS, L. M. de; TONUCCI, R. G.; AMARO, G. C.; ARCO-VERDE, M. F.; TURETTA, A. P. D.; COUTINHO, H. L. da C.; KATO, O. R.; ROCHA, F. E. de C.; SILVA, O. D. D. da. |
Afiliação: |
LUCIANO MANSOR DE MATTOS, CPAC; RAFAEL GONCALVES TONUCCI, CNPC; GEORGE CORREA AMARO, CPAF-RR; MARCELO FRANCIA ARCO VERDE, CNPF; ANA PAULA DIAS TURETTA, CNPS; HEITOR LUIZ DA COSTA COUTINHO, CNPS; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; FRANCISCO EDUARDO DE CASTRO ROCHA, CPAC; OZANIVAL DARIO DANTAS DA SILVA, CPAC. |
Título: |
Desafios do projeto transição produtiva e serviços ambientais na qualificação de políticas publicas voltadas ao setor rural. |
Ano de publicação: |
2013 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus, BA. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais... Ilhéus: CBSAF, 2013. |
ISBN: |
978-85-67365-02-2 |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Três medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em políticas públicas e reduzir custos de transação do PSA, (5) análise comportamental sobre adoção de SPIs para subsidiar recomendações técnicas de TT e ATER e (6) disponibilização de banco de dados de acesso público. MenosTrês medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em po... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Bioma; Brasil; Conservação da natureza; Mercado institucional; Mercados institucionais; Pagamento de Serviço Ambiental (PSA); Pagamento de serviços ambientais (PSA); Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais; Rebate ecológico; Sistema Produtivo Integrado (SPI); Sistemas agroflorestais; Sistemas Produtivos Integrados (SPIs). |
Thesagro: |
Crédito Rural; Ecologia vegetal; Economia agrícola; Incentivo fiscal; Políticas públicas; Prática cultural. |
Thesaurus Nal: |
Agricultural credit; Agricultural economics; Agroecology; Agroforestry; Brazil; Economic incentives; Forestry incentives; Integrated agricultural systems; Production technology; Public policy. |
Categoria do assunto: |
-- E Economia e Indústria Agrícola |
Marc: |
LEADER 03727naa a2200565 a 4500 001 1977195 005 2017-01-11 008 2013 bl --- 0-- u #d 020 $a978-85-67365-02-2 100 1 $aMATTOS, L. M. de 245 $aDesafios do projeto transição produtiva e serviços ambientais na qualificação de políticas publicas voltadas ao setor rural. 260 $c2013 520 $aTrês medidas político-institucionais ocorridas no Brasil nas duas últimas décadas devem ser destacadas: (1) Lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal), (2) Projeto de Lei (PL) 792/2007 (Serviços Ambientais) e (3) Lei 9.126/1995 (Taxa de Juros de Longo Prazo). Mas a falta de informações cientificamente validadas impede a operacionalização de incentivos econômicos para transição produtiva com pagamento de serviços ambientais. Nesse sentido, a Embrapa e entidades parceiras conceberam o Projeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais, com o objetivo geral de "gerar e validar instrumentos e metodologias para apoiar políticas públicas de incentivo econômico a processos de transição produtiva de Sistemas Produtivos Integrados (SPIs) com capacidade de geração de renda e prestação de serviços ambientais em escala de paisagem rural". A fase I do projeto será executada entre 09/2013 e 09/2017, tendo como resultados esperados (1) validação científica de desenhos agronômicos de SPIs, (2) validação científica de coeficientes financeiros para potencializar adoção de SPIs via crédito rural, (3) validação científica de indicadores de serviços ambientais prestados e valoração de serviços ambientais por SPIs para viabilizar rebate ecológico no crédito rural e comercialização de produtos em mercados institucionais com preços diferenciados, (4) validação participativa de indicadores de serviços ambientais e de metodologia de certificação de serviços ambientais para atestar condicionalidades em políticas públicas e reduzir custos de transação do PSA, (5) análise comportamental sobre adoção de SPIs para subsidiar recomendações técnicas de TT e ATER e (6) disponibilização de banco de dados de acesso público. 650 $aAgricultural credit 650 $aAgricultural economics 650 $aAgroecology 650 $aAgroforestry 650 $aBrazil 650 $aEconomic incentives 650 $aForestry incentives 650 $aIntegrated agricultural systems 650 $aProduction technology 650 $aPublic policy 650 $aCrédito Rural 650 $aEcologia vegetal 650 $aEconomia agrícola 650 $aIncentivo fiscal 650 $aPolíticas públicas 650 $aPrática cultural 653 $aBioma 653 $aBrasil 653 $aConservação da natureza 653 $aMercado institucional 653 $aMercados institucionais 653 $aPagamento de Serviço Ambiental (PSA) 653 $aPagamento de serviços ambientais (PSA) 653 $aProjeto Transição Produtiva e Serviços Ambientais 653 $aRebate ecológico 653 $aSistema Produtivo Integrado (SPI) 653 $aSistemas agroflorestais 653 $aSistemas Produtivos Integrados (SPIs) 700 1 $aTONUCCI, R. G. 700 1 $aAMARO, G. C. 700 1 $aARCO-VERDE, M. F. 700 1 $aTURETTA, A. P. D. 700 1 $aCOUTINHO, H. L. da C. 700 1 $aKATO, O. R. 700 1 $aROCHA, F. E. de C. 700 1 $aSILVA, O. D. D. da 773 $tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 9., 2013, Ilhéus, BA. Políticas públicas, educação e formação em sistemas agroflorestais na construção de paisagens sustentáveis: anais... Ilhéus: CBSAF, 2013.
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Registro original: |
Embrapa Cerrados (CPAC) |
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Biblioteca |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Acre; Embrapa Florestas. |
Data corrente: |
19/09/2022 |
Data da última atualização: |
05/06/2023 |
Tipo da produção científica: |
Documentos |
Autoria: |
BRAZ, E. M.; CANETTI, A.; MATTOS, P. P. de; OLIVEIRA, M. V. N. d'; THAINES, F.; OLIVEIRA, M. F.; GARRASTAZU, M. C. |
Afiliação: |
EVALDO MUNOZ BRAZ, CNPF; ALINE CANETTI; PATRICIA POVOA DE MATTOS, CNPF; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC; FABIO THAINES, TECMAN ENGENHARIA, SINOP, MT; MARIANA FERRAZ OLIVEIRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF. |
Título: |
Ocorrência e crescimento de Handroanthus spp. na Amazônia, nos estados de Mato Grosso e Acre, como subsídio para a elaboração de normativas de manejo florestal e avaliação de risco de extinção. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Colombo: Embrapa Florestas, 2022. |
Páginas: |
79 p. |
Série: |
(Embrapa Florestas. Documentos, 370). |
ISSN: |
1980-3958 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Selo ODS 6, 8, 12, 15 e 17. |
Conteúdo: |
É sempre uma grata satisfação poder contribuir com o avanço da pesquisa com espécies arbóreas nativas, disponibilizando os resultados à comunidade. O estudo da ocorrência das espécies madeireiras oriundas de florestas naturais tem importância estratégica para o Brasil, tanto no panorama ambiental como no econômico. Essa foi a motivação para a equipe da Embrapa Florestas e seus colaboradores desenvolverem este trabalho que aborda a situação de Handroanthus spp. em dois Estados da Federação. É apresentada a área de ocorrência de espécies desse gênero, com considerações sobre a sua população, crescimento e estrutura, capacidade de suporte e estoque das florestas naturais sob manejo, dentre outras análises. São, também, apresentados resultados de avaliações de produção sob diferentes condições de manejo florestal. Estas informações são de extrema importância não apenas para os organismos ambientais, como também para o setor produtivo, academia, instituições de pesquisa e instituições governamentais, e técnicos envolvidos direta ou indiretamente com o manejo de florestas naturais. O presente trabalho tem alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 8, 12, 15 e 17, pois aborda o aumento da produtividade e a manutenção da cobertura florestal pelo manejo de floresta natural, envolvendo sistemas que contribuem para o aumento da eficiência do uso desses recursos naturais, além de promover a conservação dos ecossistemas e a manutenção da biodiversidade. Esse trabalho é resultado da colaboração de diferentes instituições e agentes que visam ao manejo sustentável de espécies madeireiras da Floresta Amazônica. Espera-se que as informações aqui disponibilizadas possam cobrir várias lacunas sobre o tema em questão, com um novo enfoque de procedimento de análise sobre espécies arbóreas nativas. MenosÉ sempre uma grata satisfação poder contribuir com o avanço da pesquisa com espécies arbóreas nativas, disponibilizando os resultados à comunidade. O estudo da ocorrência das espécies madeireiras oriundas de florestas naturais tem importância estratégica para o Brasil, tanto no panorama ambiental como no econômico. Essa foi a motivação para a equipe da Embrapa Florestas e seus colaboradores desenvolverem este trabalho que aborda a situação de Handroanthus spp. em dois Estados da Federação. É apresentada a área de ocorrência de espécies desse gênero, com considerações sobre a sua população, crescimento e estrutura, capacidade de suporte e estoque das florestas naturais sob manejo, dentre outras análises. São, também, apresentados resultados de avaliações de produção sob diferentes condições de manejo florestal. Estas informações são de extrema importância não apenas para os organismos ambientais, como também para o setor produtivo, academia, instituições de pesquisa e instituições governamentais, e técnicos envolvidos direta ou indiretamente com o manejo de florestas naturais. O presente trabalho tem alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, 8, 12, 15 e 17, pois aborda o aumento da produtividade e a manutenção da cobertura florestal pelo manejo de floresta natural, envolvendo sistemas que contribuem para o aumento da eficiência do uso desses recursos naturais, além de promover a conservação dos ecossistemas e a manutenção da biodiversidade. Esse tra... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; Floresta Amazônica; Objetivo de desenvolvimento sustentável; Preservação; Risco de extinção; Selo ODS 12; Selo ODS 15; Selo ODS 17; Selo ODS 6; Selo ODS 8; Sustentabilidade. |
Thesagro: |
Manejo. |
Thesaurus NAL: |
Handroanthus. |
Categoria do assunto: |
K Ciência Florestal e Produtos de Origem Vegetal |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/240481/1/EmbrapaFlorestas-2022-Documentos370.pdf
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Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Florestas (CNPF) |
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