Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
24/03/1997 |
Data da última atualização: |
24/03/1997 |
Autoria: |
OLIVEIRA, O. S. |
Título: |
Habitos de midia e padroes de consumo: uma analise comparativa (1986-1987). |
Ano de publicação: |
1990 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Administracao, Sao Paulo, v.25, n.2, p.12-19, abr./jun.1990. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O artigo examina a influencia dos meios de comunicacao de massa no consumo de alimentos, eletrodomesticos e artigos de luxo. Tendo como pano de fundo o processo de dependencia economica e cultural baseia-se em pesquisas realizadas em Belo Horizonte nos anos de 1986 e 1987. Nelas, foram analisadas as correlacoes entre o tempo gasto assistindo televisao, ouvindo radio (AM/FM), lendo jornais e revistas, e padroes de consumo. Os dados sugerem que os jornais e revistas, assim como o radio FM, sao as midias mais utilizadas pelas classes com maiores niveis de educacao e renda. Constatou-se serem eles os meios de comunicacao que apresentam relacionamentos estatisticamente significativos com o consumo real, dando sustentacao aos pressupostos da teoria da dependencia.Ja a televisao e o radio AM sao os veiculos preferidos pelas pessoas menos abastadas e com menores niveis de instrucao formal. A possivel influencia da televisao e do radio AM sobre o consumo nao foi verificada empiricamente. Tal ligacao poderia ocorrer caso a exposicao a tais midias fosse aliada a um incremento substancial da renda media da populacao. |
Palavras-Chave: |
Communication; Consumption; Cultural dependency; Dependencia cultural; Media; Midia. |
Thesagro: |
Comunicação; Consumo. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 01723naa a2200217 a 4500 001 1091324 005 1997-03-24 008 1990 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aOLIVEIRA, O. S. 245 $aHabitos de midia e padroes de consumo$buma analise comparativa (1986-1987). 260 $c1990 520 $aO artigo examina a influencia dos meios de comunicacao de massa no consumo de alimentos, eletrodomesticos e artigos de luxo. Tendo como pano de fundo o processo de dependencia economica e cultural baseia-se em pesquisas realizadas em Belo Horizonte nos anos de 1986 e 1987. Nelas, foram analisadas as correlacoes entre o tempo gasto assistindo televisao, ouvindo radio (AM/FM), lendo jornais e revistas, e padroes de consumo. Os dados sugerem que os jornais e revistas, assim como o radio FM, sao as midias mais utilizadas pelas classes com maiores niveis de educacao e renda. Constatou-se serem eles os meios de comunicacao que apresentam relacionamentos estatisticamente significativos com o consumo real, dando sustentacao aos pressupostos da teoria da dependencia.Ja a televisao e o radio AM sao os veiculos preferidos pelas pessoas menos abastadas e com menores niveis de instrucao formal. A possivel influencia da televisao e do radio AM sobre o consumo nao foi verificada empiricamente. Tal ligacao poderia ocorrer caso a exposicao a tais midias fosse aliada a um incremento substancial da renda media da populacao. 650 $aComunicação 650 $aConsumo 653 $aCommunication 653 $aConsumption 653 $aCultural dependency 653 $aDependencia cultural 653 $aMedia 653 $aMidia 773 $tRevista de Administracao, Sao Paulo$gv.25, n.2, p.12-19, abr./jun.1990.
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