01723naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500800008026000090016052011270016965000180129665000120131465300180132665300160134465300240136065300250138465300100140965300100141977300760142910913241997-03-24 1990 bl uuuu u00u1 u #d1 aOLIVEIRA, O. S. aHabitos de midia e padroes de consumobuma analise comparativa (1986-1987). c1990 aO artigo examina a influencia dos meios de comunicacao de massa no consumo de alimentos, eletrodomesticos e artigos de luxo. Tendo como pano de fundo o processo de dependencia economica e cultural baseia-se em pesquisas realizadas em Belo Horizonte nos anos de 1986 e 1987. Nelas, foram analisadas as correlacoes entre o tempo gasto assistindo televisao, ouvindo radio (AM/FM), lendo jornais e revistas, e padroes de consumo. Os dados sugerem que os jornais e revistas, assim como o radio FM, sao as midias mais utilizadas pelas classes com maiores niveis de educacao e renda. Constatou-se serem eles os meios de comunicacao que apresentam relacionamentos estatisticamente significativos com o consumo real, dando sustentacao aos pressupostos da teoria da dependencia.Ja a televisao e o radio AM sao os veiculos preferidos pelas pessoas menos abastadas e com menores niveis de instrucao formal. A possivel influencia da televisao e do radio AM sobre o consumo nao foi verificada empiricamente. Tal ligacao poderia ocorrer caso a exposicao a tais midias fosse aliada a um incremento substancial da renda media da populacao. aComunicaĆ§Ć£o aConsumo aCommunication aConsumption aCultural dependency aDependencia cultural aMedia aMidia tRevista de Administracao, Sao Paulogv.25, n.2, p.12-19, abr./jun.1990.