|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
28/09/2022 |
Data da última atualização: |
31/01/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
SANTOS, A. de S. P.; SILVA JÚNIOR, R. G. C.; VIEIRA, M. C. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do; SILVA, A. F.; LIMA, K. M. |
Afiliação: |
ADRIANA DE SÁ PASSOS SANTOS, UNIVASF; RENÉ GERALDO CORDEIRO SILVA JÚNIOR, UFRPE; MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA, UNIVASF; BRAZ JOSÉ DO NASCIMENTO JÚNIOR, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; KEDMA MAGALHÃES LIMA, UNIVASF. |
Título: |
Práticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia: engajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
Revista de Educação Popular, v. 21, n. 1, p. 346-355, 2022. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
O objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente. |
Palavras-Chave: |
Educação do Campo; Práticas educativas. |
Thesagro: |
Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental. |
Thesaurus Nal: |
Rural development; Sustainable development. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1146946/1/Praticas-educativas-de-educacao-ambiental-na-comunidade-de-Sanharo.pdf
|
Marc: |
LEADER 02244naa a2200265 a 4500 001 2146946 005 2023-01-31 008 2022 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aSANTOS, A. de S. P. 245 $aPráticas educativas de educação ambiental na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia$bengajamento e participação local em classes multisseriadas de ensino.$h[electronic resource] 260 $c2022 520 $aO objetivo deste trabalho foi relatar as práticas educativas ambientais desenvolvidas por educadores e educandos da Sala Avançada D. Pedro II, na comunidade de Sanharó, Sento-Sé, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento da educação na rede municipal de ensino. Este relato foi desenvolvido a partir de um estudo de caráter descritivo, tendo como participantes discentes de classes multisseriadas dos anos finais do Ensino Fundamental. Utilizou-se uma abordagem qualitativa a fim de conhecer, sob a ótica da educação ambiental, as ações dos indivíduos ou grupos em seu próprio ambiente e contexto social. A abordagem qualitativa foi utilizada com o intuito de obter uma maior compreensão da comunidade e a existência dessas práticas educativas relacionadas à educação ambiental como um instrumento de emancipação dos sujeitos. Como resultado, identificou-se que os discentes e a comunidade perceberam o poder das ações realizadas de forma coletiva e construíram novos conhecimentos. Contudo, a promoção de práticas relacionadas à educação ambiental deve ser exercida por todos, pois a temática envolve toda a sociedade e transcende o espaço escolar. Sendo assim, torna-se necessário difundir essas boas práticas por todos os lugares, para que os objetivos sejam atingidos coletivamente. 650 $aRural development 650 $aSustainable development 650 $aDesenvolvimento Rural 650 $aDesenvolvimento Sustentável 650 $aEducação Ambiental 653 $aEducação do Campo 653 $aPráticas educativas 700 1 $aSILVA JÚNIOR, R. G. C. 700 1 $aVIEIRA, M. C. A. 700 1 $aNASCIMENTO JÚNIOR, B. J. do 700 1 $aSILVA, A. F. 700 1 $aLIMA, K. M. 773 $tRevista de Educação Popular$gv. 21, n. 1, p. 346-355, 2022.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registros recuperados : 81 | |
13. |  | SANTOS, M. C.; SILVA, M. S. L. da; ALMEIDA, B. G.; KLAMT, E.; CAVALCANTI, A. C. Caracterização micromorfológica e considerações sobre a gênese de solos de tabuleiro do semi-árido do Brasil. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Viçosa, MG, v. 26, n. 4, p. 1031-1046, 2002.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Nacional - B |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
|    |
15. |  | SILVA, A. B. da; CAVALCANTI, A. C.; ACCIOLY, L. J. de O.; SOUSA, A. R. de. Características dos principais solos do município de Ouro Branco, AL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.Tipo: Artigo em Anais de Congresso |
Biblioteca(s): Embrapa Solos. |
|    |
16. |  | NASCIMENTO, C. E. de S.; RODAL, M. J. N.; CAVALCANTI, A. C. Phytosociology of the remaining xerophytic woodland associated to an environmental gradient at the banks of the São Francisco river - Petrolina, Pernambuco, Brazil. Revista Brasileira de Botânica, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 271-287, jul./set. 2003.Tipo: Artigo em Periódico Indexado | Circulação/Nível: Nacional - B |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
|    |
Registros recuperados : 81 | |
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|