BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Data corrente:  06/11/2015
Data da última atualização:  12/02/2016
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  SILVA, C. C. de O.; DELIZA, R.; NUTTI, M. R.; CARVALHO, J. L. V. de.
Afiliação:  CAROLINA CLAUDIO DE OLIVEIRA SILVA; ROSIRES DELIZA, CTAA; MARILIA REGINI NUTTI, CTAA; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA.
Título:  Introdução de alimentos biofortificados na merenda escolar: as crianças gostam dos produtos?
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 5., 2015, São Paulo. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. T303. p. 99-101.
Idioma:  Português
Notas:  Introducing biofotified staple food crops in school meals: do children like them?
Conteúdo:  As deficiências de Vitamina A, Ferro e Zinco, consideradas pela Organização Mundial de Saúde como problema de saúde pública em mais da metade dos países ao redor do mundo, afetam milhões de crianças. A biofortificação de alimentos surge como um novo paradigma para melhorar a saúde humana, complementando as intervenções existentes já em andamento no combate às deficiências de Vitamina A, Ferro e Zinco, a partir de ferramentas do melhoramento genético convencional e da biotecnologia moderna. O presente trabalho teve como objetivos: avaliar a aceitação de produtos agrícolas biofortificados (batata doce, mandioca, milho e feijão) e compará-los com os alimentos tradicionais na merenda escolar de alunos de 5 a 12 anos. O estudo foi conduzido com 327 crianças regularmente matriculadas em escolas rurais localizadas no município de Itaguaí ? RJ. Para os testes de aceitação foi empregada escala hedônica facial de 9-pontos variando de ?super ruim?(1) a ?super bom?(9). Os resultados revelaram que todos os produtos obtiveram boa aceitação pelos alunos, com médias variando de 6,4 (um pouco bom) para aipim biofortificado a 8,2 (muito bom) para milho biofortificado. Conclui-se que a biofortificação é uma alternativa viável a ser empregada na merenda escolar de Itaguaí e poderá contribuir para a melhoria na qualidade nutricional da dieta das crianças. Palavras-chave: Biofortificação, análise sensorial, crianças, merenda escolar.
Palavras-Chave:  Análise sensorial; Biofortificação; Crianças; Merenda escolar; Sensory analyses.
Thesaurus Nal:  biofortification; children; school meals.
Categoria do assunto:  X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CTAA12974 - 1UPCAA - DD
Voltar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional