Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
06/11/2015 |
Data da última atualização: |
12/02/2016 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
SILVA, C. C. de O.; DELIZA, R.; NUTTI, M. R.; CARVALHO, J. L. V. de. |
Afiliação: |
CAROLINA CLAUDIO DE OLIVEIRA SILVA; ROSIRES DELIZA, CTAA; MARILIA REGINI NUTTI, CTAA; JOSE LUIZ VIANA DE CARVALHO, CTAA. |
Título: |
Introdução de alimentos biofortificados na merenda escolar: as crianças gostam dos produtos? |
Ano de publicação: |
2015 |
Fonte/Imprenta: |
In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 5., 2015, São Paulo. Anais... Brasília, DF: Embrapa, 2015. T303. p. 99-101. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Introducing biofotified staple food crops in school meals: do children like them? |
Conteúdo: |
As deficiências de Vitamina A, Ferro e Zinco, consideradas pela Organização Mundial de Saúde como problema de saúde pública em mais da metade dos países ao redor do mundo, afetam milhões de crianças. A biofortificação de alimentos surge como um novo paradigma para melhorar a saúde humana, complementando as intervenções existentes já em andamento no combate às deficiências de Vitamina A, Ferro e Zinco, a partir de ferramentas do melhoramento genético convencional e da biotecnologia moderna. O presente trabalho teve como objetivos: avaliar a aceitação de produtos agrícolas biofortificados (batata doce, mandioca, milho e feijão) e compará-los com os alimentos tradicionais na merenda escolar de alunos de 5 a 12 anos. O estudo foi conduzido com 327 crianças regularmente matriculadas em escolas rurais localizadas no município de Itaguaí ? RJ. Para os testes de aceitação foi empregada escala hedônica facial de 9-pontos variando de ?super ruim?(1) a ?super bom?(9). Os resultados revelaram que todos os produtos obtiveram boa aceitação pelos alunos, com médias variando de 6,4 (um pouco bom) para aipim biofortificado a 8,2 (muito bom) para milho biofortificado. Conclui-se que a biofortificação é uma alternativa viável a ser empregada na merenda escolar de Itaguaí e poderá contribuir para a melhoria na qualidade nutricional da dieta das crianças. Palavras-chave: Biofortificação, análise sensorial, crianças, merenda escolar. |
Palavras-Chave: |
Análise sensorial; Biofortificação; Crianças; Merenda escolar; Sensory analyses. |
Thesaurus Nal: |
biofortification; children; school meals. |
Categoria do assunto: |
X Pesquisa, Tecnologia e Engenharia |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |