|
|
Registros recuperados : 5.690 | |
2. | | GARCIA, H. C.; SALIS, S. M.; ISHII, I. H.; PADILHA, D. R. C.; JESUS, E. M. de. Florística e cobertura da vegetação sujeita a inundação na Baía do Tuiuiú, Rio Paraguai, MS. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PANTANAL, 1.; SEMANA DE BIOLOGIA, 7., 2007, Corumbá. Resumos...Corumbá: Embrapa Pantanal, 2007. (Embrapa Pantanal. Documentos, 89). 1 p. Biblioteca(s): Embrapa Pantanal. |
| |
4. | | COSTA, T. C. C.; FIDALGO, E. C. C.; RAID, M. A. M; RIBEIRO, J. L.; VIANA, J. H. M.; FERREIRA, F. N.; MIRANDA, G. A.; MARRIEL, I. E.; OLIVEIRA-PAIVA, C. A. Forest patch conservation indicators. Applied Ecology and Environmental Research, v. 14, n. 3, p. 711-734, 2016. Biblioteca(s): Embrapa Milho e Sorgo. |
| |
5. | | HERNANDEZ FILHO, P.; TRINDADE, M. de L. B.; SARAIVA, I. R. Avaliação dos dados do setor TM: do satélite landsat-5 na classificação de vegetação. Silvicultura, São Paulo, v. 11, n. 41, p. 172, 1986. Resumo. Edição dos anais do 5º Congresso Florestal Brasileiro, 1986, Olinda. Usos múltiplos da floresta: uma necessidade. Biblioteca(s): Embrapa Florestas. |
| |
8. | | NIEMEYER, J. C.; NOGUEIRA, M. A.; CARVALHO, G. M.; COHIN-DE-PINHO, S .J.; OUTEIRO, U. S.; RODRIGUES, G. G.; SILVA, E. M. da; SOUSA, J. P. Functional and structural parameters to assess the ecological status of a metal contaminated area in the tropics. Ecotoxicology and Environmental Safety, v. 86, p. 188-197, 2012. Biblioteca(s): Embrapa Soja. |
| |
19. | | GREGORI, B. de; BARBACHAN, G. de S.; EBERT, P. S.; BARRES, A. F.; KOPP, M. M.; OLIVEIRA, J. C. P. Efeito do tratamento com hipoclorito de sódio na germinação de espécies nativas dos campos sul-brasileiros. In: SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA PECUÁRIA SUL, 2., 2012, Bagé. Resumos... Bagé: Embrapa Pecuária Sul, 2012. p. 27. Biblioteca(s): Embrapa Pecuária Sul. |
| |
Registros recuperados : 5.690 | |
|
|
| Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Amapá. Para informações adicionais entre em contato com cpafap.biblioteca@embrapa.br. |
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Amapá. |
Data corrente: |
07/03/2023 |
Data da última atualização: |
07/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
OLIVEIRA, V. B. V. de; SIMÕES, A. F.; SANTIAGO, S. |
Afiliação: |
VANIA BEATRIZ VASCONCELOS OLIVEIRA, CPAF-RO; ALINE FURTADO SIMOES BARBOSA, CPAF-AP; SILMA SANTIAGO, ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL LÚCIA NEVES DENIUR. |
Título: |
Contribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ODS" da agenda 2030. |
Ano de publicação: |
2022 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora, 2022. |
Páginas: |
p. 255-274. |
Descrição Física: |
E-book. |
ISBN: |
978-65-86901-89-4 |
DOI: |
10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014 |
Idioma: |
Português |
Notas: |
GT 14 Educação Ambiental. Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. |
Conteúdo: |
Alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como
uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. |
Palavras-Chave: |
Agenda 2030; ODS; Programa Embrapa & Escola. |
Thesagro: |
Educação Ambiental; Recurso Audiovisual. |
Thesaurus NAL: |
Amazonia; Audiovisuals; Environmental education. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02619nam a2200277 a 4500 001 2152144 005 2023-03-07 008 2022 bl uuuu u01u1 u #d 020 $a978-65-86901-89-4 024 7 $a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.014$2DOI 100 1 $aOLIVEIRA, V. B. V. de 245 $aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ODS" da agenda 2030.$h[electronic resource] 260 $aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editora$c2022 300 $ap. 255-274.$cE-book. 500 $aGT 14 Educação Ambiental. Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. 520 $aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. 650 $aAmazonia 650 $aAudiovisuals 650 $aEnvironmental education 650 $aEducação Ambiental 650 $aRecurso Audiovisual 653 $aAgenda 2030 653 $aODS 653 $aPrograma Embrapa & Escola 700 1 $aSIMÕES, A. F. 700 1 $aSANTIAGO, S.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Amapá (CPAF-AP) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|