02619nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001902000220006002400440008210000260012624501530015226002040030530000250050950001010053452015090063565000130214465000170215765000280217465000250220265000240222765300160225165300080226765300300227570000190230570000170232421521442023-03-07 2022 bl uuuu u01u1 u #d a978-65-86901-89-47 a10.46943/VIII.CONEDU.2022.GT14.0142DOI1 aOLIVEIRA, V. B. V. de aContribuição do discurso literomusical amazônico para abordagens e métodos de aprendizagem sobre os "ODS" da agenda 2030.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 8., 2022, Campina Grande. O futuro da escola: repensando políticas e práticas: anais eletrônicos. Campina Grande: Realize Eventos Científicos & Editorac2022 ap. 255-274.cE-book. aGT 14 Educação Ambiental. Organização: Paula Almeida de Castro; Jocielys Jovelino Rodrigues. aAlcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 é um movimento que envolve segmentos da sociedade em nível mundial de tal forma que se caracteriza como uma mobilização planetária que tem impulsionado diversas iniciativas que buscam transformar o mundo por meio da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), esta que é considerada instrumento fundamental para o alcance dos ODS. Comprometida com este propósito a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? Embrapa criou a Rede ODS Embrapa e, por meio do Programa Embrapa & Escola, tem trabalhado em unidades da região amazônica, uma prática educomunicativa de produção de videoclipes com o uso de músicas de artistas da região, que abordam questões ambientais que afetam o bioma Amazônia, tais como queimadas, desmatamento, uso de água na agricultura etc. Tendo como referência experiências anteriores de aplicação da prática e os objetivos de aprendizagem definidos pela Unesco para a consecução dos ODS, apresentamos neste artigo a potencial contribuição de discurso literomusical para promover a aprendizagem sobre os ODS. Trata-se de canções que, submetidas à análise textual, possibilitaram aos alunos, correlacionar o tema explícito na música com temas transversais, ampliando os conhecimentos e as possibilidade de ação cidadã. Aos educadores, o trabalho oferece sugestões para temas e objetivos de aprendizagem que podem ser adaptados em contextos similares. aAmazonia aAudiovisuals aEnvironmental education aEducação Ambiental aRecurso Audiovisual aAgenda 2030 aODS aPrograma Embrapa & Escola1 aSIMÕES, A. F.1 aSANTIAGO, S.