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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
31/07/2008 |
Data da última atualização: |
01/08/2012 |
Autoria: |
DANELON, M. A. S.; DANELON, M. S.; SILVA, M. V. da. |
Título: |
Alcance das metas nutricionais do programa "Escola de Tempo Integral", no município de Piracicaba, SP. |
Ano de publicação: |
2008 |
Fonte/Imprenta: |
Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, v. 15, n. 1, p. 15-28, jan. 2008. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
No início do ano de 2006, parcela de escolas públicas do Estado de São Paulo aderiu ao programa Escola de Tempo Integral - iniciativa do Governo Estadual - tendo como objetivo a permanência do aluno na unidade de ensino por período de 9 horas. Tal situação demandou uma reavaliação da alimentação distribuída nestas escolas e envolveu, entre outros aspectos, o oferecimento de três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), com o objetivo de atender, em conformidade com as metas governamentais, 50% das necessidades nutricionais dos estudantes. Por meio da presente pesquisa, visou-se avaliar a composição nutricional das refeições que integram os cardápios oferecidos em duas das três escolas integrantes do programa em Piracicaba (SP). Foram observadas diferenças, no tocante ao atendimento das metas nutricionais, quando foram considerados os estratos de idade dos escolares e as unidades de ensino. Os resultados revelaram que, em média, as refeições forneceram 667 kcal (cerca de metade do conteúdo preconizado). No que se refere aos nutrientes selecionados, as refeições reuniram quantidades que se mostraram concordantes no tocante ao atendimento das proteínas e insuficientes no que diz respeito à expressiva parcela das vitaminas e minerais, especialmente quando são consideradas as demandas dos alunos com idade entre 11 e 14 anos. São necessários ajustes dos cardápios, elegendo, entre as prioridades, o alcance da meta do programa, com vistas ao pleno atendimento das demandas de energia e nutrientes dos alunos, durante jornada ampliada de permanência na unidade de ensino. Recomenda-se a diferenciação das porções da alimentação oferecida aos escolares, tendo por base as necessidades nutricionais, que são reconhecidamente distintas para crianças e adolescentes. MenosNo início do ano de 2006, parcela de escolas públicas do Estado de São Paulo aderiu ao programa Escola de Tempo Integral - iniciativa do Governo Estadual - tendo como objetivo a permanência do aluno na unidade de ensino por período de 9 horas. Tal situação demandou uma reavaliação da alimentação distribuída nestas escolas e envolveu, entre outros aspectos, o oferecimento de três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), com o objetivo de atender, em conformidade com as metas governamentais, 50% das necessidades nutricionais dos estudantes. Por meio da presente pesquisa, visou-se avaliar a composição nutricional das refeições que integram os cardápios oferecidos em duas das três escolas integrantes do programa em Piracicaba (SP). Foram observadas diferenças, no tocante ao atendimento das metas nutricionais, quando foram considerados os estratos de idade dos escolares e as unidades de ensino. Os resultados revelaram que, em média, as refeições forneceram 667 kcal (cerca de metade do conteúdo preconizado). No que se refere aos nutrientes selecionados, as refeições reuniram quantidades que se mostraram concordantes no tocante ao atendimento das proteínas e insuficientes no que diz respeito à expressiva parcela das vitaminas e minerais, especialmente quando são consideradas as demandas dos alunos com idade entre 11 e 14 anos. São necessários ajustes dos cardápios, elegendo, entre as prioridades, o alcance da meta do programa, com vistas ao pleno atendimento d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Cardápio; Composição nutricional; Período integral; Programa Nacional de Alimentação Escolar. |
Thesagro: |
Alimentação; Hábito alimentar; Nutrição humana; Segurança alimentar. |
Thesaurus Nal: |
Food security; Human nutrition. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 02675naa a2200265 a 4500 001 1161958 005 2012-08-01 008 2008 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aDANELON, M. A. S. 245 $aAlcance das metas nutricionais do programa "Escola de Tempo Integral", no município de Piracicaba, SP. 260 $c2008 520 $aNo início do ano de 2006, parcela de escolas públicas do Estado de São Paulo aderiu ao programa Escola de Tempo Integral - iniciativa do Governo Estadual - tendo como objetivo a permanência do aluno na unidade de ensino por período de 9 horas. Tal situação demandou uma reavaliação da alimentação distribuída nestas escolas e envolveu, entre outros aspectos, o oferecimento de três refeições diárias (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde), com o objetivo de atender, em conformidade com as metas governamentais, 50% das necessidades nutricionais dos estudantes. Por meio da presente pesquisa, visou-se avaliar a composição nutricional das refeições que integram os cardápios oferecidos em duas das três escolas integrantes do programa em Piracicaba (SP). Foram observadas diferenças, no tocante ao atendimento das metas nutricionais, quando foram considerados os estratos de idade dos escolares e as unidades de ensino. Os resultados revelaram que, em média, as refeições forneceram 667 kcal (cerca de metade do conteúdo preconizado). No que se refere aos nutrientes selecionados, as refeições reuniram quantidades que se mostraram concordantes no tocante ao atendimento das proteínas e insuficientes no que diz respeito à expressiva parcela das vitaminas e minerais, especialmente quando são consideradas as demandas dos alunos com idade entre 11 e 14 anos. São necessários ajustes dos cardápios, elegendo, entre as prioridades, o alcance da meta do programa, com vistas ao pleno atendimento das demandas de energia e nutrientes dos alunos, durante jornada ampliada de permanência na unidade de ensino. Recomenda-se a diferenciação das porções da alimentação oferecida aos escolares, tendo por base as necessidades nutricionais, que são reconhecidamente distintas para crianças e adolescentes. 650 $aFood security 650 $aHuman nutrition 650 $aAlimentação 650 $aHábito alimentar 650 $aNutrição humana 650 $aSegurança alimentar 653 $aCardápio 653 $aComposição nutricional 653 $aPeríodo integral 653 $aPrograma Nacional de Alimentação Escolar 700 1 $aDANELON, M. S. 700 1 $aSILVA, M. V. da 773 $tSegurança Alimentar e Nutricional, Campinas$gv. 15, n. 1, p. 15-28, jan. 2008.
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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Registros recuperados : 2 | |
1. |  | OLIVEIRA, A. A. S.; ARAÚJO, T. A.; SHOWLER, A. T.; ARAÚJO, A. C. A.; ALMEIDA, I. S.; AGUIAR, R. S. A.; MIRANDA, J. E.; FERNANDES, F. L.; BASTOS, C. S. Spatio-temporal distribution of Anthonomus grandis grandis Boh. in tropical cotton fields. Pest Management Science, v. 78, n. 3, p. 2492-2501, 2022.Tipo: Artigo em Periódico Indexado |
Biblioteca(s): Embrapa Algodão. |
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2. |  | SA, I. B.; TAURA, T. A.; MOREIRA, D. M.; ALMEIDA, I. S. de; ARAÚJO L. M. N. de; COSTA, N. B. de O. R.; YAMAGUCHI, F. Y.; FORTUNATO, F. F.; SOKOLONSKI, H. H.; CARNEIRO, J.; RIVAS, M. P.; SANTIAGO, M. I. P.; COSTA, N. L. da; COSTA, R. C. R. DA. Diagnóstico do meio físico. BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diagnóstico do macrozoneamento ecológico-econômico da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Brasília, DF, 2011. p. 21-50.Tipo: Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 2 | |
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