Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Agroindústria de Alimentos. |
Data corrente: |
27/08/2024 |
Data da última atualização: |
27/08/2024 |
Tipo da produção científica: |
Orientação de Tese de Pós-Graduação |
Autoria: |
FRANÇA, C. |
Afiliação: |
CAROLINA FRANÇA, UFRJ. |
Título: |
Efeito do alerta nutricional, alegações de marketing nutricional e marcas na percepção da saudabilidade de produtos por consumidores brasileiros. |
Ano de publicação: |
2024 |
Fonte/Imprenta: |
2024. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Marcela de Alcantara (UFRJ). Coorientador: Carlos Adam Conte Junior. (UFRJ). |
Conteúdo: |
Nos últimos anos, o aumento das doenças crônicas tem gerado uma crescente preocupação, levando as autoridades de saúde a adotarem medidas para enfrentar esse desafio com foco na alimentação saudável através dos rótulos de alimentos. Nesse contexto, a implementação de rotulagem nutricional frontal ganhou destaque como ferramenta para auxiliar consumidores a interpretar os rótulos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: realizar um levantamento das informações nutricionais e das alegações, visuais e textuais, utilizadas em quatro categorias de produtos: bebida achocolatada, biscoito, chá mate industrializado e granola. O estudo focou também em classificar os produtos em relação ao conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio de acordo com os critérios da estabelecidos pela norma brasileira (Capítulo 1); Analisar a influência da categoria do produto, condição de saúde auto informada e frequência de consumo nas associações livres de palavras realizadas por consumidores sobre produtos alimentícios considerando dois modelos rotulagem nutricional frontal, octógono e lupa preta (Capítulo 2) e; Avaliar o impacto da lupa preta, marcas e alegações nutricionais de marketing na percepção dos consumidores brasileiros sobre a saudabilidade dos produtos disponíveis no mercado através de análise conjunta (Capítulo 3). Os resultados destacam a influência dos elementos do rótulo na percepção de saudabilidade do consumidor, revelando o uso extensivo de alegações de marketing, por vezes contraditórias ao perfil nutricional dos alimentos estudados. Percepções prévias de saudabilidade, hábitos alimentares e a presença de condições de saúde também influenciam a interpretação dos consumidores sobre a saudabilidade percebida e às associações realizadas por consumidores para diferentes alimentos. Embora os alertas nutricionais tenham demonstrado potencial de reduzir a percepção de saudabilidade de produtos, alegações textuais nutricionais de marketing e marca familiar exercem maior impacto. O estudo sugere a necessidade urgente de educação nutricional e aprimoramento das normas de rotulagem para fortalecer políticas de combate à obesidade e doenças não transmissíveis. MenosNos últimos anos, o aumento das doenças crônicas tem gerado uma crescente preocupação, levando as autoridades de saúde a adotarem medidas para enfrentar esse desafio com foco na alimentação saudável através dos rótulos de alimentos. Nesse contexto, a implementação de rotulagem nutricional frontal ganhou destaque como ferramenta para auxiliar consumidores a interpretar os rótulos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: realizar um levantamento das informações nutricionais e das alegações, visuais e textuais, utilizadas em quatro categorias de produtos: bebida achocolatada, biscoito, chá mate industrializado e granola. O estudo focou também em classificar os produtos em relação ao conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio de acordo com os critérios da estabelecidos pela norma brasileira (Capítulo 1); Analisar a influência da categoria do produto, condição de saúde auto informada e frequência de consumo nas associações livres de palavras realizadas por consumidores sobre produtos alimentícios considerando dois modelos rotulagem nutricional frontal, octógono e lupa preta (Capítulo 2) e; Avaliar o impacto da lupa preta, marcas e alegações nutricionais de marketing na percepção dos consumidores brasileiros sobre a saudabilidade dos produtos disponíveis no mercado através de análise conjunta (Capítulo 3). Os resultados destacam a influência dos elementos do rótulo na percepção de saudabilidade d... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Consumer perceptions; Consumer studies; Doença não transmissível; Estudos com consumidor; New nutritional label; Non-communicable diseases; Percepções do consumidor. |
Thesagro: |
Consumidor; Doença; Processamento; Rotulagem; Tecnologia de Alimento. |
Thesaurus Nal: |
Consumer information; Food labeling; Processed foods. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
Marc: |
LEADER 03507nam a2200301 a 4500 001 2166819 005 2024-08-27 008 2024 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aFRANÇA, C. 245 $aEfeito do alerta nutricional, alegações de marketing nutricional e marcas na percepção da saudabilidade de produtos por consumidores brasileiros.$h[electronic resource] 260 $a2024.$c2024 500 $aDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Marcela de Alcantara (UFRJ). Coorientador: Carlos Adam Conte Junior. (UFRJ). 520 $aNos últimos anos, o aumento das doenças crônicas tem gerado uma crescente preocupação, levando as autoridades de saúde a adotarem medidas para enfrentar esse desafio com foco na alimentação saudável através dos rótulos de alimentos. Nesse contexto, a implementação de rotulagem nutricional frontal ganhou destaque como ferramenta para auxiliar consumidores a interpretar os rótulos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: realizar um levantamento das informações nutricionais e das alegações, visuais e textuais, utilizadas em quatro categorias de produtos: bebida achocolatada, biscoito, chá mate industrializado e granola. O estudo focou também em classificar os produtos em relação ao conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio de acordo com os critérios da estabelecidos pela norma brasileira (Capítulo 1); Analisar a influência da categoria do produto, condição de saúde auto informada e frequência de consumo nas associações livres de palavras realizadas por consumidores sobre produtos alimentícios considerando dois modelos rotulagem nutricional frontal, octógono e lupa preta (Capítulo 2) e; Avaliar o impacto da lupa preta, marcas e alegações nutricionais de marketing na percepção dos consumidores brasileiros sobre a saudabilidade dos produtos disponíveis no mercado através de análise conjunta (Capítulo 3). Os resultados destacam a influência dos elementos do rótulo na percepção de saudabilidade do consumidor, revelando o uso extensivo de alegações de marketing, por vezes contraditórias ao perfil nutricional dos alimentos estudados. Percepções prévias de saudabilidade, hábitos alimentares e a presença de condições de saúde também influenciam a interpretação dos consumidores sobre a saudabilidade percebida e às associações realizadas por consumidores para diferentes alimentos. Embora os alertas nutricionais tenham demonstrado potencial de reduzir a percepção de saudabilidade de produtos, alegações textuais nutricionais de marketing e marca familiar exercem maior impacto. O estudo sugere a necessidade urgente de educação nutricional e aprimoramento das normas de rotulagem para fortalecer políticas de combate à obesidade e doenças não transmissíveis. 650 $aConsumer information 650 $aFood labeling 650 $aProcessed foods 650 $aConsumidor 650 $aDoença 650 $aProcessamento 650 $aRotulagem 650 $aTecnologia de Alimento 653 $aConsumer perceptions 653 $aConsumer studies 653 $aDoença não transmissível 653 $aEstudos com consumidor 653 $aNew nutritional label 653 $aNon-communicable diseases 653 $aPercepções do consumidor
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA) |
|