BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Para informações adicionais entre em contato com ctaa.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Agroindústria de Alimentos.
Data corrente:  27/08/2024
Data da última atualização:  27/08/2024
Tipo da produção científica:  Orientação de Tese de Pós-Graduação
Autoria:  FRANÇA, C.
Afiliação:  CAROLINA FRANÇA, UFRJ.
Título:  Efeito do alerta nutricional, alegações de marketing nutricional e marcas na percepção da saudabilidade de produtos por consumidores brasileiros.
Ano de publicação:  2024
Fonte/Imprenta:  2024.
Idioma:  Português
Notas:  Dissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Marcela de Alcantara (UFRJ). Coorientador: Carlos Adam Conte Junior. (UFRJ).
Conteúdo:  Nos últimos anos, o aumento das doenças crônicas tem gerado uma crescente preocupação, levando as autoridades de saúde a adotarem medidas para enfrentar esse desafio com foco na alimentação saudável através dos rótulos de alimentos. Nesse contexto, a implementação de rotulagem nutricional frontal ganhou destaque como ferramenta para auxiliar consumidores a interpretar os rótulos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: realizar um levantamento das informações nutricionais e das alegações, visuais e textuais, utilizadas em quatro categorias de produtos: bebida achocolatada, biscoito, chá mate industrializado e granola. O estudo focou também em classificar os produtos em relação ao conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio de acordo com os critérios da estabelecidos pela norma brasileira (Capítulo 1); Analisar a influência da categoria do produto, condição de saúde auto informada e frequência de consumo nas associações livres de palavras realizadas por consumidores sobre produtos alimentícios considerando dois modelos rotulagem nutricional frontal, octógono e lupa preta (Capítulo 2) e; Avaliar o impacto da lupa preta, marcas e alegações nutricionais de marketing na percepção dos consumidores brasileiros sobre a saudabilidade dos produtos disponíveis no mercado através de análise conjunta (Capítulo 3). Os resultados destacam a influência dos elementos do rótulo na percepção de saudabilidade d... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Consumer perceptions; Consumer studies; Doença não transmissível; Estudos com consumidor; New nutritional label; Non-communicable diseases; Percepções do consumidor.
Thesagro:  Consumidor; Doença; Processamento; Rotulagem; Tecnologia de Alimento.
Thesaurus Nal:  Consumer information; Food labeling; Processed foods.
Categoria do assunto:  Q Alimentos e Nutrição Humana
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroindústria de Alimentos (CTAA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CTAA15787 - 1UPCTS - DD
Voltar
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional