03507nam a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501770007626000160025350002470026952023480051665000250286465000180288965000200290765000150292765000120294265000180295465000140297265000270298665300250301365300210303865300320305965300270309165300260311865300300314465300310317421668192024-08-27 2024 bl uuuu m 00u1 u #d1 aFRANÇA, C. aEfeito do alerta nutricional, alegações de marketing nutricional e marcas na percepção da saudabilidade de produtos por consumidores brasileiros.h[electronic resource] a2024.c2024 aDissertação (Mestrado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. Orientadora: Rosires Deliza (CTAA). Coorientadora: Marcela de Alcantara (UFRJ). Coorientador: Carlos Adam Conte Junior. (UFRJ). aNos últimos anos, o aumento das doenças crônicas tem gerado uma crescente preocupação, levando as autoridades de saúde a adotarem medidas para enfrentar esse desafio com foco na alimentação saudável através dos rótulos de alimentos. Nesse contexto, a implementação de rotulagem nutricional frontal ganhou destaque como ferramenta para auxiliar consumidores a interpretar os rótulos a fazerem escolhas alimentares mais conscientes e saudáveis. Diante disso, os objetivos do presente estudo foram: realizar um levantamento das informações nutricionais e das alegações, visuais e textuais, utilizadas em quatro categorias de produtos: bebida achocolatada, biscoito, chá mate industrializado e granola. O estudo focou também em classificar os produtos em relação ao conteúdo de açúcar adicionado, gordura saturada e sódio de acordo com os critérios da estabelecidos pela norma brasileira (Capítulo 1); Analisar a influência da categoria do produto, condição de saúde auto informada e frequência de consumo nas associações livres de palavras realizadas por consumidores sobre produtos alimentícios considerando dois modelos rotulagem nutricional frontal, octógono e lupa preta (Capítulo 2) e; Avaliar o impacto da lupa preta, marcas e alegações nutricionais de marketing na percepção dos consumidores brasileiros sobre a saudabilidade dos produtos disponíveis no mercado através de análise conjunta (Capítulo 3). Os resultados destacam a influência dos elementos do rótulo na percepção de saudabilidade do consumidor, revelando o uso extensivo de alegações de marketing, por vezes contraditórias ao perfil nutricional dos alimentos estudados. Percepções prévias de saudabilidade, hábitos alimentares e a presença de condições de saúde também influenciam a interpretação dos consumidores sobre a saudabilidade percebida e às associações realizadas por consumidores para diferentes alimentos. Embora os alertas nutricionais tenham demonstrado potencial de reduzir a percepção de saudabilidade de produtos, alegações textuais nutricionais de marketing e marca familiar exercem maior impacto. O estudo sugere a necessidade urgente de educação nutricional e aprimoramento das normas de rotulagem para fortalecer políticas de combate à obesidade e doenças não transmissíveis. aConsumer information aFood labeling aProcessed foods aConsumidor aDoença aProcessamento aRotulagem aTecnologia de Alimento aConsumer perceptions aConsumer studies aDoença não transmissível aEstudos com consumidor aNew nutritional label aNon-communicable diseases aPercepções do consumidor