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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
08/03/2018 |
Data da última atualização: |
09/03/2018 |
Tipo da produção científica: |
Capítulo em Livro Técnico-Científico |
Autoria: |
REIS, A. L. Q.; SILVA, A. F.; MACHADO, T. T. V.; NASSAU, G. |
Afiliação: |
ANDRÉ LUIZ QUEIROGA REIS, UFPB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; TAYSA TAMARA VIANA MACHADO, IF PB; GRAÇA NASSAU, UFPB. |
Título: |
Entrelaçando conceitos: a complexidade na evolução do conhecimento das ciências ambientais. |
Ano de publicação: |
2017 |
Fonte/Imprenta: |
In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017. |
Páginas: |
p. 626-637. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
A confecção deste artigo teve início na identificação de pontos de interseção entre os materiais bibliográficos a partir da temática recorrente sobre conhecimento em ciências ambientais. Em todos os textos foi aprofundada a discussão do tema, inter-relacionando-a com a literatura. A temática recorrente nos textos era a discussão da Construção do Conhecimento em contextos sociais, históricos, ambientais, acadêmicos e culturais, muito amplos. Neste sentido, foi elaborado o artigo com uma discussão mais aprofundada de diversos autores com diferentes conceitos sobre o que é ciência e conhecimento, estruturado com uma análise a partir de quando a ciência era trabalhada de maneira unificada, passando a ser fragmentada e se apresentando em uma tendência atual de se reunificar através do conceito de inter, trans e pluridisciplinaridade, sendo abordando de maneira mais intensamente o contexto das ciências ambientais. Espera-se alcançar com essa discussão uma clara reflexão sobre o tema, considerando, sem sombra de dúvida, como aspecto altamente relevante na construção deste artigo, a capacidade de interação para discussão de um tema muito amplo. Para isso foi necessária a conjunção de diferentes autores com formação diversificada, num grupo que era composto por Engenheira Civil, Engenheira Agrônoma, Economista, Geógrafo e Químico, que dada a riqueza na linguagem por si só já representa um desafio para a confecção deste artigo. Concluiu-se com a certeza de que cada vez mais os estudos voltados para a construção do conhecimento nas ciências ambientais exigem a adoção de formas de compreensão das diferentes linguagens que perfazem o meio acadêmico-científico interdisciplinar. MenosA confecção deste artigo teve início na identificação de pontos de interseção entre os materiais bibliográficos a partir da temática recorrente sobre conhecimento em ciências ambientais. Em todos os textos foi aprofundada a discussão do tema, inter-relacionando-a com a literatura. A temática recorrente nos textos era a discussão da Construção do Conhecimento em contextos sociais, históricos, ambientais, acadêmicos e culturais, muito amplos. Neste sentido, foi elaborado o artigo com uma discussão mais aprofundada de diversos autores com diferentes conceitos sobre o que é ciência e conhecimento, estruturado com uma análise a partir de quando a ciência era trabalhada de maneira unificada, passando a ser fragmentada e se apresentando em uma tendência atual de se reunificar através do conceito de inter, trans e pluridisciplinaridade, sendo abordando de maneira mais intensamente o contexto das ciências ambientais. Espera-se alcançar com essa discussão uma clara reflexão sobre o tema, considerando, sem sombra de dúvida, como aspecto altamente relevante na construção deste artigo, a capacidade de interação para discussão de um tema muito amplo. Para isso foi necessária a conjunção de diferentes autores com formação diversificada, num grupo que era composto por Engenheira Civil, Engenheira Agrônoma, Economista, Geógrafo e Químico, que dada a riqueza na linguagem por si só já representa um desafio para a confecção deste artigo. Concluiu-se com a certeza de que cada vez mais os estudos... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Construção do conhecimento; Interdisciplinaridade; Natural resource. |
Thesagro: |
Educação ambiental; Meio ambiente; Recurso natural. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
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