Portal do Governo Brasileiro
BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Acesso ao texto completo restrito à biblioteca da Embrapa Semiárido. Para informações adicionais entre em contato com cpatsa.biblioteca@embrapa.br.
Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Semiárido.
Data corrente:  08/03/2018
Data da última atualização:  09/03/2018
Tipo da produção científica:  Capítulo em Livro Técnico-Científico
Autoria:  REIS, A. L. Q.; SILVA, A. F.; MACHADO, T. T. V.; NASSAU, G.
Afiliação:  ANDRÉ LUIZ QUEIROGA REIS, UFPB; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA; TAYSA TAMARA VIANA MACHADO, IF PB; GRAÇA NASSAU, UFPB.
Título:  Entrelaçando conceitos: a complexidade na evolução do conhecimento das ciências ambientais.
Ano de publicação:  2017
Fonte/Imprenta:  In: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.
Páginas:  p. 626-637.
Idioma:  Português
Conteúdo:  A confecção deste artigo teve início na identificação de pontos de interseção entre os materiais bibliográficos a partir da temática recorrente sobre conhecimento em ciências ambientais. Em todos os textos foi aprofundada a discussão do tema, inter-relacionando-a com a literatura. A temática recorrente nos textos era a discussão da Construção do Conhecimento em contextos sociais, históricos, ambientais, acadêmicos e culturais, muito amplos. Neste sentido, foi elaborado o artigo com uma discussão mais aprofundada de diversos autores com diferentes conceitos sobre o que é ciência e conhecimento, estruturado com uma análise a partir de quando a ciência era trabalhada de maneira unificada, passando a ser fragmentada e se apresentando em uma tendência atual de se reunificar através do conceito de inter, trans e pluridisciplinaridade, sendo abordando de maneira mais intensamente o contexto das ciências ambientais. Espera-se alcançar com essa discussão uma clara reflexão sobre o tema, considerando, sem sombra de dúvida, como aspecto altamente relevante na construção deste artigo, a capacidade de interação para discussão de um tema muito amplo. Para isso foi necessária a conjunção de diferentes autores com formação diversificada, num grupo que era composto por Engenheira Civil, Engenheira Agrônoma, Economista, Geógrafo e Químico, que dada a riqueza na linguagem por si só já representa um desafio para a confecção deste artigo. Concluiu-se com a certeza de que cada vez mais os estudos... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Construção do conhecimento; Interdisciplinaridade; Natural resource.
Thesagro:  Educação ambiental; Meio ambiente; Recurso natural.
Categoria do assunto:  P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Semiárido (CPATSA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATSA57277 - 1UPCPL - DD
Voltar






Ordenar por: RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido      Imprime registros no formato resumido
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
1.Imagem marcado/desmarcadoSANTANA, M. F. S.; VALENÇA, R. S. F.; SILVA, A. T. L.; SUGITA, C. M. Aproveitamento da borra de açaí para produção de biscoitos. In: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS, 8., 2009, Campinas. Ciência de alimentos no mundo globalizado: novos desafios, novas perspectivas. Campinas: Unicamp, 2009. 1 CD-ROM.
Tipo: Resumo em Anais de Congresso
Biblioteca(s): Embrapa Amazônia Oriental.
Visualizar detalhes do registroAcesso ao objeto digitalImprime registro no formato completo
Registros recuperados : 1
Primeira ... 1 ... Última
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada.
 
 

Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área Restrita

Embrapa Agricultura Digital
Av. André Tosello, 209 - Barão Geraldo
Caixa Postal 6041- 13083-886 - Campinas, SP
SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional