02535naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501230007926000090020230000160021152017510022765000250197865000180200365000200202165300330204165300260207465300210210070000170212170000220213870000150216077301180217520888402018-03-09 2017 bl uuuu u00u1 u #d1 aREIS, A. L. Q. aEntrelaçando conceitosba complexidade na evolução do conhecimento das ciências ambientais.h[electronic resource] c2017 ap. 626-637. aA confecção deste artigo teve início na identificação de pontos de interseção entre os materiais bibliográficos a partir da temática recorrente sobre conhecimento em ciências ambientais. Em todos os textos foi aprofundada a discussão do tema, inter-relacionando-a com a literatura. A temática recorrente nos textos era a discussão da Construção do Conhecimento em contextos sociais, históricos, ambientais, acadêmicos e culturais, muito amplos. Neste sentido, foi elaborado o artigo com uma discussão mais aprofundada de diversos autores com diferentes conceitos sobre o que é ciência e conhecimento, estruturado com uma análise a partir de quando a ciência era trabalhada de maneira unificada, passando a ser fragmentada e se apresentando em uma tendência atual de se reunificar através do conceito de inter, trans e pluridisciplinaridade, sendo abordando de maneira mais intensamente o contexto das ciências ambientais. Espera-se alcançar com essa discussão uma clara reflexão sobre o tema, considerando, sem sombra de dúvida, como aspecto altamente relevante na construção deste artigo, a capacidade de interação para discussão de um tema muito amplo. Para isso foi necessária a conjunção de diferentes autores com formação diversificada, num grupo que era composto por Engenheira Civil, Engenheira Agrônoma, Economista, Geógrafo e Químico, que dada a riqueza na linguagem por si só já representa um desafio para a confecção deste artigo. Concluiu-se com a certeza de que cada vez mais os estudos voltados para a construção do conhecimento nas ciências ambientais exigem a adoção de formas de compreensão das diferentes linguagens que perfazem o meio acadêmico-científico interdisciplinar. aEducação ambiental aMeio ambiente aRecurso natural aConstrução do conhecimento aInterdisciplinaridade aNatural resource1 aSILVA, A. F.1 aMACHADO, T. T. V.1 aNASSAU, G. tIn: SEABRA, G. (Org.). Educação ambiental: ensino, pesquisa e práticas aplicadas. Ituiutaba: Barlavento, 2017.