|
|
Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Unidades Centrais. |
Data corrente: |
04/06/1997 |
Data da última atualização: |
22/07/2008 |
Autoria: |
TEIXEIRA, R. F. F. T. de P. |
Afiliação: |
EMCAPA. |
Título: |
O produtor rural e os meios de comunicação na difusão de inovações: levantamento da realidade em Marilândia, Espírito Santo. |
Ano de publicação: |
1987 |
Fonte/Imprenta: |
1987 . |
Páginas: |
180 p. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
Dissertação (Mestrado)- IMES, São Bernardo do Campo- SP. |
Conteúdo: |
Estudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis para a formacao dos grupos... MenosEstudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis pa... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Brasil; Communication; Difusão; Espírito Santo; Marilândia; Meio. |
Thesagro: |
Agricultor; Agricultura; Comunicação; Tecnologia. |
Thesaurus Nal: |
agriculture; Brazil; diffusion; farmers; technology. |
Categoria do assunto: |
-- |
Marc: |
LEADER 02385nam a2200313 a 4500 001 1094720 005 2008-07-22 008 1987 bl uuuu m 00u1 u #d 100 1 $aTEIXEIRA, R. F. F. T. de P. 245 $aO produtor rural e os meios de comunicação na difusão de inovações$blevantamento da realidade em Marilândia, Espírito Santo. 260 $a1987 .$c1987 300 $a180 p. 500 $aDissertação (Mestrado)- IMES, São Bernardo do Campo- SP. 520 $aEstudou-se um metodo aplicavel ao levantamento da realidade agropecuaria, fator julgado determinante para a identificacao dos meios de comunicacao mais adequados para a difusao de inovacoes, e,para propiciar o desenvolvimento de acoes que visem garantir a chegada de informacoes, conhecimentos ou tecnologias agropecuarias ate a maioria dos produtores rurais, especialmente aos pequenos produtores que sao os mais marginalizados. O metodo consistiu em entrevista direta, sendo os resultados submetidos a testes estatisticos. Duas questoes foram consideradas basicas: conhecer os diferentes aspectos culturais, sociais e economicos que envolvem o meio rural e, simultaneamente, conhecer os pontos de vista do produtor rural acerca das formas que ele considera adequadas para o recebimento de informacoes ou tecnologias agropecuarias. O teste do metodo, por amostragem, realizados no municipio de Marilandia, Estado do Espirito Santo, permitiu caracterizar os produtores rurais em cinco estratos (os de numero um, dois e tres relativos a pequenos produtores, o quarto referente a medios e o quinto a grandes produtores), com base em 21 variaveis utilizadas para a formacao de grupos homogeneos. A partir dessa caracterizacao e da combinacao de questoes como a forma de ocupacao da terra, producao agropecuaria, acesso a determinados meios e servicos, foram analisados aspectos concernentes aos meios de comunicacao, a difusao de inovacoes e as observacoes dos produtores. A combinacao das variaveis para a formacao dos grupos... 650 $aagriculture 650 $aBrazil 650 $adiffusion 650 $afarmers 650 $atechnology 650 $aAgricultor 650 $aAgricultura 650 $aComunicação 650 $aTecnologia 653 $aBrasil 653 $aCommunication 653 $aDifusão 653 $aEspírito Santo 653 $aMarilândia 653 $aMeio
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
Voltar
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. |
Data corrente: |
15/09/2014 |
Data da última atualização: |
13/03/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 1 |
Autoria: |
RAMOS, D. M.; DINIZ, P.; VALLS, J. F. M. |
Afiliação: |
DESIRÉE M. RAMOS, UNB; PEDRO DINIZ, UNB; JOSE FRANCISCO MONTENEGRO VALLS, CENARGEN. |
Título: |
Habitat filtering and interspecific competition influence phenological diversity in an assemblage of Neotropical savanna grasses. |
Ano de publicação: |
2014 |
Fonte/Imprenta: |
Brazilian Journal of Botany, v. 37, n. 1, p. 29-36, 2014 |
Idioma: |
Inglês |
Palavras-Chave: |
Grass; Null model; Phenological niche; Savanna. |
Thesaurus NAL: |
phenology. |
Categoria do assunto: |
-- |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/180012/1/Ramos2014-Article-HabitatFilteringAndInterspecif.pdf
|
Marc: |
LEADER 00606naa a2200193 a 4500 001 1994954 005 2023-03-13 008 2014 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aRAMOS, D. M. 245 $aHabitat filtering and interspecific competition influence phenological diversity in an assemblage of Neotropical savanna grasses.$h[electronic resource] 260 $c2014 650 $aphenology 653 $aGrass 653 $aNull model 653 $aPhenological niche 653 $aSavanna 700 1 $aDINIZ, P. 700 1 $aVALLS, J. F. M. 773 $tBrazilian Journal of Botany$gv. 37, n. 1, p. 29-36, 2014
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (CENARGEN) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|